24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/06/2022

Por que os seres humanos têm dentes caninos?

Foto: Reprodução

Você sabia que um ser humano adulto tem entre 28 e 32 dentes que servem para as mais diversas funções. Alguns foram projetados para morder e rasgar, agarrar, e outros (como os molares) para triturar e mastigar.

 

Os dentes do siso, ou terceiros molares, por exemplo, são um resquício das dietas grosseiras e fibrosas de nossos ancestrais, algo que exigia um intenso processo de mastigação.

 

Embora você possa imaginar que os dentes dos quais queremos falar hoje, os caninos, sejam mais adequados a boca de animais, como ursos, leões e tigres, já que existe a crença de que eles servem para segurar e rasgar alimentos, a verdade é que nossos ancestrais precisavam deles para uma coisa bem diferente.

 

Veja também

 

É preciso guardar os ovos na geladeira?

 

O que a ciência sabe sobre experiências de quase-morte?

 

(Fonte: Shutterstock)

 

UM POUCO SOBRE OS DENTES CANINOS

 

Nós temos quatro dentes caninos: são dois na parte superior da boca e dois na inferior. Esses dentes com superfície pontiaguda e afiada estão próximos dos arcos dentários, entre os pré-molares e incisivos.

 

Normalmente, os caninos temporários costumam aparecer entre 16 e 23 meses após o nascimento. Já os caninos adultos que vão substituí-los surgem entre os 9 e 12 anos.

 

A EVOLUÇÃO E OS DENTES CANINOS

 

Com a evolução, os nossos caninos ficaram bem menores do que eram há milhares de anos.

 

Apesar de tudo o que já o sabemos, os cientistas ainda estão tentando descobrir porque esses dentes nos humanos atuais são tão pequenos em relação a outros animais primatas.

 

Uma das explicações é que isso pode ser possivelmente uma resposta as mudanças de dieta de nossos ancestrais.

 

(Fonte: Shutterstock)

 

Afinal, ao longo de milhares de anos de evolução mudamos não somente nossa comida, mas a maneira como comemos mudou muito. Por exemplo, deixamos de rasgar carne crua nos dentes quando aprendemos técnicas mais aprimoradas de preparo, como usar o fogo para assar a caça.

 

A outra explicação tem a ver com os gorilas, nossos parentes próximos.

 

Você já deve ter notado que eles comem muitas cascas duras e galhos, o que requer dentes muitos resistentes, especialmente os molares para triturar o alimento.

 

Logo, os longos e afiados dentes caninos que eles exibem quando abrem a boca não servem para rasgar ou segurar alimentos.

 

(Fonte: Shutterstock)

 

Os dentes caninos dos gorilas funcionam mais como uma arma. Veja bem, esses animais precisam proteger a si mesmos, as fêmeas e seus territórios de possíveis invasores e outros gorilas concorrentes.

 

Os gorilas modernos, ao contrário do que aconteceu com os seres humanos, continuam compartilhando essa característica com nossos ancestrais em comum.

 

(Fonte: Shutterstock)

Fotos: Reprodução

 

Nós, por outro lado, em algum momento da trajetória evolutiva, deixamos de precisar lutar pelas fêmeas ou usar os dentes para nos defender.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Mas uma coisa é certa, nossos ancestrais deram um jeito de conquistar as fêmeas com outras habilidades e características, só falta agora descobrirmos quais foram.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.