20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
26/01/2023

Por telefone, Lula e Macron conversam sobre democracia e ações violentas de grupos de extrema direita

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (26/01) com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a democracia e ações violentas de grupos de extrema direita, informou o Palácio do Planalto.

 

"Ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita. Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação", apontou nota do Palácio do Planalto.

 

O telefonema ocorreu duas semanas após bolsonaristas radicais invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Planalto, em Brasília.

 

Veja também

 

Bolsonaro veste a carapuça após Temer ser chamado de golpista por Lula

 

Filho de Lula detona Carlos Bolsonaro sobre fuga para EUA

O ataque às sedesdos três Poderes e à democracia foi sem precedentes na história do Brasil. Os golpistas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

 

"Durante nossa conversa, reiterei ao presidente Lula o apoio da França após os ataques à democracia brasileira. Reafirmamos nossa determinação de agir pelo clima, pela biodiversidade, por nossas florestas e contra a fome. Vamos enfrentar esses desafios", publicou Macron em uma rede social depois da conversa.


MEIO AMBIENTE


A conversa entre os dois durou mais de uma hora, disse o governo, e os presidentes falaram também sobre esforços para combater a mudança do clima.


Lula, afirmou o Planalto, expôs a Macron os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que busca organizar nos próximos meses e da importância da participação da França, único país europeu a compartilhar desse bioma, por meio da Guiana Francesa.

 

"Ao tratar de temas da governança global, concordaram sobre a importância da readequação da arquitetura financeira internacional como instrumento de financiamento da transição climática e de combate à fome e à desigualdade. Foi lembrado que Índia e Brasil, que ocupam a presidência do G-20 neste ano e no próximo, terão papel central nesse debate", disse o Planalto em nota.

 

Segundo o governo, Lula disse a Macron que vem tratando com os demais sócios do Mercosul a "necessidade de concluir as negociações do acordo Mercosul-União Europeia".

 

O assunto foi discutido com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em reunião realizada em Buenos Aires durante viagem do presidente brasileiro ao país.

 

"A urgência em se buscar a paz entre Rússia e Ucrânia mereceu ampla troca de opiniões entre os dois mandatários. O presidente Lula ressaltou a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um 'G20 político'", apontou o governo brasileiro no comunicado.


CONVITE


Lula ainda convidou Macron para que visite o Brasil e conheça o estaleiro em Itaguaí (RJ), em que são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral entre os dois países.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

 

"Uma excelente conversa por telefone com o amigo Emmanuel Macron. Fiz um convite para vir ao Brasil, para aprofundarmos nosso trabalho conjunto contra as mudanças climáticas, no combate à fome e pela defesa do meio ambiente". escreveu Lula também em uma rede social.

 

Fonte: G1
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.