29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
23/08/2021

Prebióticos: o que são e quais os benefícios à saúde

Foto: Reprodução

É possível aumentar o número de microrganismos promotores da saúde no trato gastrointestinal através do consumo de suplementação alimentar prebiótica, alterando seletivamente a composição da microbiota e de todo seu ecossistema.

Em condições normais, nosso trato gastrointestinal possui inúmeras espécies de bactérias. Quando em equilíbrio, estas bactérias servem como proteção, impedindo que determinados microrganismos exerçam efeitos patogênicos.

 

Mas, quando há desequilíbrio na microbiota intestinal (complexo das espécies que vivem no trato digestivo), pode ocorrer uma proliferação destes patógenos, causando alterações importantes.

 

 

É possível aumentar o número de microrganismos promotores da saúde no trato gastrointestinal através do consumo de suplementação alimentar prebiótica, alterando seletivamente a composição da microbiota e de todo seu ecossistema.


Veja também

 

Bolacha recheda e mais: 5 alimentos que a ciência já comprovou que fazem mal

 

Pouco exercício e muita tela afetam saúde mental de jovens

 

Os prebióticos são carboidratos não-digeríveis, incluindo a lactulose (agente fisiológico que restabelece a regularidade intestinal), a inulina (polissacarídeo que, quando fermentado pelas bactérias no intestino, contribui para a absorção de cálcio, magnésio e ferro) e diversos oligossacarídeos, que beneficiam o hospedeiro pelo estímulo seletivo da proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.

 

Ou seja, eles fornecem às bactérias benéficas carboidratos que as mesmas são capazes de fermentar.

 

 

Como atuam os prebióticos no organismo

 

Benéficos à saúde e encontrados em muitos alimentos, prebióticos ajudam a  diminuir o risco de câncer. Saiba mais | Temperos da Vida

 

A inulina e a oligofrutose pertencem a uma classe de carboidratos denominados frutanos e são considerados ingredientes funcionais, uma vez que exercem influência sobre processos fisiológicos e bioquímicos no organismo, resultando em melhoria da saúde e na redução do risco de aparecimento de diversas doenças.

 

 

Assim como ocorre no caso de outras fibras da dieta, prebióticos como a inulina e a oligofrutose são resistentes à digestão na parte superior do trato intestinal, sendo fermentados no cólon, aumentando a biomassa microbiana e promovendo uma maior frequência de evacuações, efeitos estes que confirmam a sua classificação no conceito atual de fibras da dieta.

 

 

As fibras solúveis são normalmente fermentadas rapidamente, enquanto as insolúveis são lentamente ou apenas parcialmente fermentadas. A fermentação é realizada por bactérias do cólon, levando à produção de ácido lático, ácidos graxos de cadeia curta e gases. Consequentemente, há redução do pH do lúmen intestinal (por onde o alimento transita) e estimulação da proliferação de células epiteliais do cólon.


 

Benefícios e quantidade ideal de consumo

 

Para garantir benefícios dos prebióticos, é recomendado que se tenha uma ingestão contínua. O ideal é consumir diariamente doses de 5 a 20g de inulina e/ou oligofrutose, geralmente com a administração durante o período de 15 dias.

 

Alguns efeitos atribuídos aos prebióticos são a modulação de funções fisiológicas chaves, como maior absorção de cálcio, redução nos níveis de bactérias patogênicas no intestino, alívio da constipação, diminuição do risco de osteoporose, modulação da composição da microbiota intestinal, que exerce um papel primordial na fisiologia gastrointestinal, e a redução do risco de câncer de cólon.

 

 

Testes padrões de toxicidade conduzidos com frutanos do tipo inulina em doses bastante superiores às recomendadas não detectaram evidências de toxicidade, carcinogenicidade ou genotoxicidade. Mas, como no caso dos demais tipos de fibra, o consumo de quantidades excessivas de prebióticos pode resultar em diarreia, flatulência, cólicas, inchaço e distensão abdominal.

 

Probióticos e prebióticos: você precisa deles!

 

Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia (OMG), crianças e adultos podem fazer uso de prebióticos, incluindo gestantes e lactantes. Entretanto, vale lembrar que nenhum suplemento deve ser consumido sem critério e sem acompanhamento de um profissional da saúde habilitado.

 

 

Em suma, os prebióticos colaboram para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxiliam nas funções intestinais, evitando a constipação e reduzindo a absorção tanto de gorduras quanto de açúcares.

 

Nutricionista Isabel Krempel: ? Alimentos Prebioticos ?

Fotos: Reprodução

 

Sobre a Mix Nutri

 

Presente no Brasil e exterior, a Mix Nutri tem a sede localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com linhas de produção que ocupam uma área total de 40.000 m², onde desenvolve e produz formulações funcionais, livres da adição de compostos geneticamente modificados (GMO FREE), livre de transgênicos, com a utilização apenas de estévia e sucralose em seus produtos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Com atuação no varejo alimentar e farmacêutico, a Mix Nutri desenvolve produtos de marca própria e também atua com a terceirização, em parceria com grandes redes nacionais e internacionais, principalmente na América Latina (Peru, Equador, Colômbia e Bolívia) e Europa (Suíça).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.