29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
04/02/2020

Prefeitura de Lábrea não usa dinheiro do Fundeb para beneficiar professores, denuncia morador

Foto: Divulgação

O município de Lábrea está contemplado com R$ 2.148, 266, 10

No ultimo dia 31/01, o governo federal efetuou dois repasses complementares do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para estados e municípios.

 

O município de Lábrea está contemplado com R$ 2.148, 266, 10. O alerta vem do filho de Lábrea Joao Roberto, que chama atenção para as irregularidades por parte da atual gestão, que, segundo ele, não faz os pagamentos com uma distribuição justa do Fundo.

 

Ele lembrou que no dia 27 de março de 2019, o Ministério Público instaurou inquérito civil para verificar se a prefeitura cumpria o piso salarial.

 

Veja também 

 

Sema inicia revisão do Plano de Gestão de áreas protegidas do Mosaico do Apuí

 

Professor é acusado de importunação sexual contra quatro alunas adolescentes dentro de escola na cidade de Rio Preto da Eva, Região Metropolitana de Manaus

 

“Desde 2012 que lutamos pelos direitos dos educadores. Mesmo não sendo professores nós estamos mostrando as irregularidades dessa gestão. Naquele período, o prefeito não queria pagar o abono aos professores, ou seja, entrava dinheiro do Fundeb no final do ano, sobrava dinheiro e ele dizia que não tinha recursos, que os recursos repassados não dava, e quando ele resolvia fazer alguma coisa ainda era o mínimo do mínimo”, recordou João Roberto.

 

De acordo com João Roberto, "existe a lei federal que ampara o professor a receber um salário digno e melhor a nível do piso nacional".

 

“ Nós já temos um histórico de luta e nós não vamos parar por ai. Nós sabemos que não é apenas o professor que precisa melhorar o seu salario. Tem os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemais a maioria contratados sem concurso publico pela prefeitura”, ressaltou.

 

Segundo ele, existem educadores no município de Lábrea trabalhando há quase 15 anos apenas com contrato. “É uma vergonha, querem usar o funcionário público para fazer cabide eleitoral nas eleições, ou seja, o trabalho que eles dão é temporário e força indiretamente o professor, o agente de saúde a trabalhar politicamente pra eles porque, se eles não forem e eles ganharem, eles demitem”, comentou.

 

O Ministério Público já pediu e deu prazo para que fosse realizado concurso publico em Lábrea, mais eles insistem em desrespeitar até as recomendações ministeriais.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.