28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
11/10/2021

Prefeitura de Manaus lança 'Curso de Aprovação de Projetos' em outubro

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Primeiro curso de "Aprovação de Projeto: Desvendando Procedimentos Técnicos".

Buscando ampliar o conhecimento sobre urbanismo, edificações e leis do Plano Diretor, a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) Amazonas, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-AM), via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai realizar nos dias 19 e 20 de outubro, de 18h às 21h, o primeiro curso de "Aprovação de Projeto: Desvendando Procedimentos Técnicos".



O curso será presencial, no auditório do Uninorte, unidade 6, tendo como público-alvo engenheiros, arquitetos, contadores, advogados, despachantes e demais profissionais que queiram aprender os passos necessários para a aprovação de projetos de construção na Prefeitura de Manaus.

 

A ideia é capacitar profissionais e sociedade a aprovar projetos urbanos, informando toda a legislação e ferramentas necessárias, além dos trâmites e documentação, de forma clara e concisa. As inscrições serão abertas a partir do dia 15.

 

Veja também

 

Novo ensino médio começa em 2022 de forma desigual pelo país

 

Governo não precisa nomear mais votado de lista tríplice para reitor, decide STF



“Estamos buscando o melhor ambiente de negócios, com foco na desburocratização em áreas do licenciamento urbano para construção da Manaus 4.0, voltada para a modernização do município.

 

Nossos empreendedores precisam cada vez mais de ferramentas para incentivo e expansão dos seus negócios, e as informações sobre os procedimentos, como obter licenças e aprovação, de forma mais eficiente da legislação urbana, facilitará muito este processo", explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.



O projeto de uma edificação envolve o cumprimento de uma série de leis e normativas técnicas, e o curso terá como objetivo dar capacitação relativa às exigências legais na esfera municipal. Com uma abordagem objetiva e prática, o curso vai propor discussões que auxiliam os estudantes e os profissionais a compreenderem, interpretarem e analisarem as leis de forma crítica, a fim de facilitar a comunicação entre os profissionais, seus clientes e os servidores públicos na tramitação de projetos, o que proporcionará celeridade na aprovação.



Dentre os processos estão a Certidão de Informação Técnica (CIT), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Parcelamento do Solo, Alvarás de Construção (novas obras, reformas e regularização) e Habite-se.



Nos dois dias, arquitetos, urbanistas e engenheiros do corpo técnico do instituto vão apresentar conceitos e as leis que regem a aprovação e licenciamento. O diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro vai ministrar o tema sobre “Estudo de Impacto de Vizinhança”. A diretora de Operações (Diop), arquiteta e urbanista Jeane da Rocha vai falar sobre etapas de licenciamento, aprovação e Habite-se, enquanto a engenheira Islane Rodrigues tratará da Certidão de Informação Técnica (CIT). E o também engenheiro civil Cláudio Belém vai ministrar no curso o “Parcelamento do Solo”.



Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal 10.257/2001, o Estudo de Impacto de Vizinhança é uma exigência prevista na Lei Municipal 1.838/2014, para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.



“O EIV se destaca por atuar de maneira preventiva no licenciamento urbanístico, para preservar a harmonia entre os interesses da coletividade e dos particulares, enquanto instrumento de gestão urbana municipal. Ele funciona como uma ferramenta de apoio ao processo de licenciamento urbanístico, complementando o regramento de parcelamento, uso e ocupação do solo”, disse Pedro Paulo.



O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos.



Programa


Dia 19/10 (terça-feira)
18h às 19h
Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV



19h às 20h
Certidão de Informação Técnica - CIT



20h às 21h
Parcelamento do Solo



Dia 20/10 (quarta-feira)
18h às 19h
Aprovação de Projetos



19h às 20h
Licença para Construção



20h às 21h
Habite-se

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram



21h
Encerramento

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.