29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
03/08/2021

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Pró-Sistema de Avaliação da Educação Básica’

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta terça-feira, 3/8, o projeto institucional “Pró-Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb), denominado Dia S. Durante a solenidade, realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), sete gestores, representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), assinaram o termo de compromisso de metas da rede municipal de ensino, sendo que para os alunos dos Anos Iniciais é de 5,9 de média, e para os Anos Finais, 4,9.

 

O evento foi organizado pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SSGE) e a partir da assinatura das metas, as escolas municipais terão um prazo de 65 dias para se prepararem para a prova do Saeb de língua portuguesa e matemática, realizada em anos ímpares. Este ano, as avaliações vão ocorrer no período de 8/11 a 10/12.

 

A Semed contará com 312 unidades de ensino aptas para fazer as provas, com total de 36.004 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.

  

 Veja também

 

Prefeitura de Manaus oferta 30 vagas de treinamento para vestibulandos

 

Alunos da rede escolar da Prefeitura de Manaus tomam posse do cargo de ouvidor estudantil

 

 O secretário de Educação, Pauderney Avelino, que participou da solenidade e também assinou o termo de compromisso, afirmou a importância do lançamento para que todos possam se engajar em prol dos objetivos da prova do Saeb.

 

“É um trabalho que envolve toda a equipe técnica da secretaria. Nós estamos hoje lançando o dia S desse programa, que visa esse esforço coletivo para que possamos atingir as metas do Saeb, ou seja, as metas do índice que mede a educação em nossa rede. Portanto, temos 65 dias de muito trabalho, que já vem sendo realizado para alcançar as metas”, finalizou.

 

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE) da Semed, Carlos Guedelha, disse que todos que fazem parte do pedagógico estão imbuídos para dar o apoio no que for possível aos educadores das escolas para alcançar os índices desejados pela rede municipal.

 

“Toda a equipe está comprometida com um trabalho consistente em prol da elaboração de estratégias para que a educação avance de forma segura, o que se refletirá em nossos índices, que serão gerados pelas avaliações. Os desafios são enormes, todavia é maior a nossa determinação em superá-los, assim como a nossa dedicação”, contou.

 

Escolas

 

Prefeitura de Manaus lança projeto 'Pró-Sistema de Avaliação da Educação  Básica' - Portal Uno Midias

 

Com um total de 85 unidades de ensino, com aproximadamente 39.595 alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a DDZ Oeste é uma das divisões que vai participar das avaliações. Para o chefe da divisão, Dalmir Salazar, é um trabalho grande para dar o devido apoio às escolas.

 

“Apesar do momento ser um desafio, a DDZ Oeste está muito confiante de conseguir as metas. O Saeb é muito importante para nós, porque as metas são motivadoras. Nós já estamos trabalhando em cima de estratégias com aulas de reforço, de plataformas que ajudam o aluno a estar em casa para assistir, de fazer trabalhos simulados. Enfim, vamos acompanhar a evolução desses alunos até que realmente se concretize. Vamos continuar com as estratégias que deram resultado e agora ainda mais com esse trabalho de forma mais motivadora”, concluiu.

 

O gestor Juarez Evangelista Rodrigues, da escola municipal José Marques de Almeida, localizada na AM-010, quilômetro 17, ramal do Acará, zona rodoviária, disse que o trabalho já iniciou na unidade.

 

Fotos: Divulgações

 

“O que estamos vislumbrando é continuarmos com o mesmo empenho já realizado, mas dentro de formatação totalmente, devido a esse processo de pandemia. Nós temos algumas ações que já eram contempladas anteriormente com orientação de apostilas, aulas trabalhadas com os pais, alunos, reforço escolar. Hoje estamos trabalhando muito a questão da aula semipresencial e também a remota. Agora com o retorno, vamos colocar todas as atividades que nós tínhamos planejado”, explicou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Saeb


O objetivo do “Dia S” é marcar o início das ações institucionais de preparação para o Saeb, que é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil, pelo governo federal. Ele é aplicado em larga escala, tanto na rede pública quanto na privada. Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico. O seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.