28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
30/01/2023

Prefeitura de Manaus oferta suplementação de vitamina A para crianças de até 4 anos

Foto: Reprodução

Em meio às estratégias para garantir o desenvolvimento saudável do público infantil, a Prefeitura de Manaus segue ofertando a suplementação de vitamina A para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o serviço em todas as 171 salas de vacina da rede, distribuídas em todas as zonas da cidade.

 

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, informou que o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído em 2005 pelo Ministério da Saúde (MS), órgão responsável pela aquisição e distribuição do insumo aos municípios.

 

Por mais que a deficiência desse micronutriente possa ocorrer ao longo da vida, as crianças menores de 5 anos estão entre os grupos mais suscetíveis para agravos em sua saúde e nutrição.

 

Veja também 

 

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emite o boletim de Covid-19 e vacinação nesta segunda-feira

 

Saúde divulga boletim do cenário de Covid-19 e vacinação no Amazonas neste sábado

“O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 trouxe novas evidências sobre a prevalência da anemia e da desnutrição no cenário nacional, e o Ministério da Saúde recentemente atualizou a conduta em relação ao programa. No Norte e Nordeste, considerando as populações mais vulneráveis e a atual situação da insegurança alimentar, a faixa etária foi mantida”, explica.

 

SERVIÇO

 

A vitamina A éarmazenada em cápsulas, cujo líquido é ingerido pelas crianças, conforme quantidade prescrita pelo médico ou enfermeiro. A suplementação desse micronutriente é administrada nas 171 salas de vacina da Semsa, e os endereços e horários de funcionamento podem ser acessados no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

 

“A família pode buscar o serviço direto na sala de vacina da UBS, quando o profissional irá avaliar a caderneta da criança, que tem um espaço para ser registrada a administração desse suplemento. A avaliação da caderneta também pode ser feita no atendimento com médico, nutricionista ou enfermeiro, que poderá encaminhar a criança até a sala de vacina com a prescrição da suplementação”, detalha Lia.

 

A vitamina A pode ser administrada logo após a criança completar 6 meses de idade, de acordo com Lia, e deve ser feita a cada seis meses, até os 5 anos de vida. Ao buscar o serviço, a família deve apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação.

 

IMPORTÂNCIA

 

A nutricionista Lia Ferreira observa que a suplementação de vitamina A traz inúmeros benefícios para a saúde da criança, e a única contraindicação é para casos de alergia ou intolerância à suplementação. A falta do micronutriente pode interferir na síntese de outras vitaminas no organismo, e pode gerar, entre outras condições, a cegueira noturna.

 

“A suplementação de vitamina A é uma forma de prevenção da anemia causada pela falta deste micronutriente, então é indicada para todas as crianças que se encontram na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. No caso de crianças que já possuem anemia, a quantidade prescrita pelo profissional de saúde é maior”, pontua.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No ano de 2022, a Semsa registrou a administração de 13,7 mil suplementos de vitamina A em bebês de 6 meses a 11 meses de idade, e 51,4 mil em crianças de 1 a 4 anos de idade. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.