18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
14/05/2023

Prefeitura de Manaus oferta vacina contra a Covid-19 em 75 pontos

Foto: Divulgação/Semsa

Imunização

A Prefeitura de Manaus enfatiza a importância da vacinação contra o vírus Sars-Cov-2, disponibilizando 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 no período de segunda, 15/5, a sexta-feira, 19/5, que estarão disponíveis em todas as zonas geográficas da capital.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza unidades de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, e nove estabelecimentos que ofertam o serviço no horário ampliado, das 8h às 20h, medida que tem o objetivo de ampliar o acesso à vacina para as pessoas que não dispõem de tempo no horário comercial.


As vacinas podem ser recebidas por crianças a partir dos seis meses, jovens, adultos e idosos conforme as doses e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde, de modo a contribuir para a manutenção do cenário epidemiológico, que é resultado da vacinação.

 

 

Veja também 

 

VOCÊ QUER TRABALHAR? EIS A OPORTUNIDADE: SINE AMAZONAS DIVULGA 100 VAGAS DE EMPREGO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (15/05)

 

Último navio da Temporada de Cruzeiro chega neste domingo (14/5)

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que mesmo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha decretado o fim do estado de emergência em relação à Covid-19, a vacinação deve continuar sendo uma prioridade para a população.

 

“A vacinação é fundamental para o controle da doença. É muito importante que nós compreendamos que se conseguimos uma mudança de status em relação à Covid-19, que deixou de ser considerada como emergência pública internacional, isso foi permitido graças ao esforço mundial em se proteger contra as formas graves da doença com a vacina. A Covid não pode ser subestimada, por isso precisamos tomar as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde”, reforça.

 

Shádia Fraxe acentua que a vacina bivalente está sendo ofertada ao público a partir de 18 anos que já tenha recebido a segunda dose do esquema inicial ou alguma dose de reforço, no intervalo de pelo menos quatro meses.


A titular da Semsa acentua que os pais e responsáveis por bebês a partir de 6 meses e crianças menores de 12 anos, recebem os imunobiológicos em unidades de saúde específicas. Quatorze estabelecimentos são direcionados para a proteção de bebês de 6 meses a 4 anos de idade e 35 unidades ofertarão a vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade.

 

 

DUAS VALÊNCIAS


Desde o dia 29/4, a vacina bivalente está sendo ofertada para a população a partir dos 18 anos. Shádia reforça que esse imunobiológico é fundamental para o fortalecimento da imunidade, uma vez que atua no combate das cepas originais do Sars-Cov-2 e nas subvariantes da Ômicrom.

 

Fotos: Divulgação/Semsa

 

MULTIVACINAÇÃO


A titular da Semsa acrescenta que os pais e responsáveis também devem atentar para a importância de atualizar o calendário vacinal de suas crianças nas 171 salas de vacina disponibilizadas pela prefeitura na capital.

 

“A Semsa está realizando campanha desde o último sábado,13, e até o dia 25/5, para fortalecer a proteção das crianças de zero a 14 anos, das doenças imunopreveníveis. É fundamental que nossas crianças tenham um desenvolvimento pleno e saudável”, reforça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As vacinas ofertadas fazem parte do calendário básico infantil, são elas: Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola), Hepatite A, DTP (que fortalece a imunidade contra Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (contra Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Meningocócica ACWY, dTPa (direcionada para as adolescentes grávidas).
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.