29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
10/08/2021

Prefeitura de Manaus participará de programa internacional da União Europeia

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do Programa Internacional de Cooperação Urbana, da Comissão Europeia, que contará com mais de cem novas participantes da União Europeia, América, Ásia e Austrália, que se somarão ao programa nos próximos meses e a Prefeitura de Manaus, via Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar a plataforma de convidados. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia.

 

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) é um projeto global que apoia cidades de diferentes regiões para conectar e compartilhar soluções para desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da nova agenda urbana e no combate às mudanças climáticas.

 

Os trabalhos de 2021 estão programados para ter início em setembro, quando Manaus vai conhecer a cidade-membro com quem compartilhará experiências, expertise e transformações urbanas.

 

Veja também

 

Presidente Roberto Cidade anuncia Plano de Cargos e Salários dos servidores da Aleam

 

Pleno do TCE-AM julgará 57 processos nesta terça-feira

 

A equipe do programa da IUC para a América Latina e o Caribe é responsável pela implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

 

“Para Manaus, estar no programa internacional é habilitar a cidade a estar conectada com diferentes regiões do planeta, compartilhando soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. As cidades convidadas e as cidades-membro vão trocar conhecimento, projetando um futuro mais próspero, sustentável e humanizado”, explica o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

 

Dentro do IUC, a capital amazonense poderá desenvolver parcerias com temáticas urbanas de acordo com as suas prioridades, especificidades e demandas locais, com prazo de 18 a 24 meses de cooperação. Meio ambiente, reconversão de áreas no patrimônio histórico, biofilia, mobilidade e sustentabilidade são alguns dos objetivos que interessam Manaus dentro da iniciativa global.

 

Foto: Marinho Ramos / Semcom

 

Projeto

 

Conforme o projeto, as cidades escolhidas para o IUC receberão apoio para planejar, implementar e gerir práticas urbanas com desenvolvimento de planos de ações locais e projetos-pilotos para alcançar resultados e abrir oportunidades de mercado.

 

Uma plataforma de troca de conhecimento será estabelecida com recursos e melhores práticas sobre superação de barreiras específicas no urbanismo.

 

Desde 2017

 

No âmbito do programa IUC, 52 cidades de 14 países da América Latina e no Caribe, e da Europa, já se associaram para abordar conjuntamente os desafios do desenvolvimento sustentável das suas cidades, incluindo setores privados, financeiros e as instituições públicas e acadêmicas no processo. Assim, o programa visa promover a troca de conhecimentos, facilitar a construção de pontes e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos.

 

Equipe

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A equipe participante é composta pelo diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente; pelo vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; pelo diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Luiza Lacerda e Rejane Gaston.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.