28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
30/09/2019

Prefeitura de Manaus realiza novo manejo da arborização da avenida Ephigênio Salles

Foto: Divulgação

A ação é parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Ipaam

 A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou na manhã deste sábado, 28/9, mais uma operação de manejo da arborização do canteiro central da avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul, com o objetivo de manter as copas das árvores livres de colisões com veículos pesados.

 

O procedimento reduz significativamente a mortandade de aves da espécie periquito-da-asa-branca, que utilizam as copas expandidas das árvores da via como dormitórios.

 

Desde o ano passado, quando se iniciaram as podas na área com essa finalidade, não foram mais registradas as colisões que matavam dezenas de aves no período noturno.

 

Veja também

 

PMN aposta em Marcelo Amil como pré-candidato a prefeito de Manaus

 

Sancionada Lei que assegura fornecimento de alimento e água a animais de rua em espaços públicos por cidadãos

 

 

A ação é parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Ipaam, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representantes dos moradores do condomínio Ephigênio Salles.

 

 

Após estudos sobre o comportamento das aves, foram definidas as medidas.

 

 

Em dezembro do ano passado, a Semmas realizou uma poda de levantamento de copa em 23 árvores localizadas no canteiro central da via.

 

A medida, adotada pela Prefeitura de Manaus, com a anuência do órgão estadual do meio ambiente, responsável pela gestão de fauna, vem ajudando a reduzir as mortes de periquitos por atropelamento.

 

Fotos: Reprodução

 

A operação deste sábado foi acompanhada por técnicos do Ipaam, que monitoram o comportamento das aves. “Assim como no ano passado, fizemos o levantamento de copa, que é salutar para o crescimento das árvores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Retiramos galhos secos de mangueiras, que se sobressaiam para a via”, explicou o engenheiro florestal Wellington Auzier, chefe da Divisão de Manejo e Monitoramento da Arborização Urbana, da Semmas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.