28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
30/11/2020

Premiê da Etiópia comemora vitória, mas líder de Tigré diz que guerra não acabou

Foto: Divulgação

Integrantes da Frente de Libertação do Povo do Tigré

 O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, elogiou seus soldados nesta segunda-feira pela vitória sobre um movimento rebelde do norte, mas o líder das forças de Tigré disse que eles ainda estão lutando, e existe o temor de uma guerra de guerrilha prolongada.

 

A guerra de quase um mês já matou centenas, e provavelmente milhares, fez refugiados fugirem para o Sudão, implicou a Eritreia, afetou uma missão de paz na Somália e aprofundou as divisões entre os inúmeros grupos étnicos da Etiópia.

 

As tropas de Abiy tomaram Mekelle, a capital de Tigré, no final de semana e declararam a derrota da Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF), movimento de guerrilha convertido em partido político que dominou o governo nacional durante quase três décadas até 2018.

 

Veja também

 

Ex-diplomata agressor de mulheres é condenado a 5 anos de prisão

 

EUA se prepara para explosão de casos de covid-19 após Ação de Graças

 

"Nossa Constituição foi atacada, mas não levamos três anos, levamos três semanas", disse Abiy ao Parlamento, comparando sua ofensiva com a Guerra Civil norte-americana dos anos 1860.

 

Embora a cidade de 500 mil habitantes situada em terras altas tenha caído sem muita resistência, mais tarde a TPLF disse que abateu um avião e retomou uma cidade pequena.

 

Seu líder, Debretsion Gebremichael, um ex-operador de rádio de 57 anos, negou reportagens segundo as quais ele fugiu para o Sudão do Sul e disse que suas forças capturaram alguns soldados da vizinha Eritreia perto de Wukro, cerca de 50 quilômetros ao norte de Mekelle.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"Estou perto de Mekelle, em Tigré, combatendo os invasores", disse Gebremichael à Reuters em uma mensagem de texto.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.