25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
06/07/2020

Presos com Covid-19 atacam policiais com foice em tentativa de fuga no Piauí

Foto: Divulgação

Fotos mostram antes e depois da cela que foi arrombada pelos presos.

Dois presos identificados como Lucas de Sousa dos Santos e Sérgio Murilo são suspeitos de tentar atacar policiais penais usando uma foice, na Unidade de Apoio Prisional, que fica em Altos, a 35 km de Teresina, na noite desse sábado (4).

 

Os dois presos estão no local, antes chamado de hospital penitenciário, porque estão com Covid-19 e queriam fugir da unidade. A Secretaria de Justiça informou que um dos presos ficou ferido e recebeu atendimento médico.

 

O segundo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto Pereira, disse ao G1 que o preso identificado como Lucas conseguiu arrombar a cela onde estava isolado e entrou em uma sala de apoio do local, onde ficam materiais de manutenção e limpeza, incluindo foices e enxadas. A Sejus confirmou a informação.

 

Veja também 

 

É preciso responsabilizar quem financia fake news, diz Rodrigo Maia

 

Maia diz que plataformas querem evitar lei das fake news

 

"Ele pegou a foice, arrombou outra cela, onde estava o outro preso também com Covid-19 e os dois foram em direção aos agentes. Nesse momento, foram feitos disparos de elastômero [bala de borracha], e Lucas foi atingido no braço, ficando ferido", disse.

 

"A gente ia soltar quem a gente conhecia. Sair daqui e procurar ajuda, porque aqui não é lugar de gente, não. O sistema é para prender o preso e reeducar, aqui a gente é bicho, tratado como animal", diz um deles.


O outro fala: "Por mim, eu estava no presídio".

 

Sindicato diz que estrutura é precária e que agentes arriscaram a vida


Segundo Pereira, o local tem estrutura precária, e o preso conseguiu arrombar a cela em que estava sem ajuda de nenhum material, devido à fragilidade do lugar. Com a foice, arrombou a cela onde estava o colega.

 

Ele relatou ainda que havia três policiais penais no local no momento da tentativa de fuga. Na UAP, há 26 detentos. O local recebe presos que tiveram que ser retirados do sistema prisional comum por problemas de saúde. Cinco, dos 26, estão com Covid-19, de acordo com Pereira.

 

"Esses agentes tiveram um ato heróico, arriscaram a própria vida. Dos três que estavam lá, dois já têm mais de 60 anos e o terceiro, mais jovem, tem um problema de saúde, então todos são do grupo de risco para Covid-19. Além disso, arriscaram a vida para evitar essa fuga, sendo apenas três agentes e os presos tentando soltar outros detentos", contou.

 

Preso recebeu atendimento inicial no local e depois foi levado pelo Samu ao HUT.  — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Foto: Divulgação 

 

Ele destacou ainda que o local, embora receba presos com algum problema de saúde, não tinha profissionais para atendimento do preso ferido. Os agentes tiveram que acionar servidores de fora da unidade para que pedissem uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para transportar o preso. Ele foi atendido no local e depois levado ao Hospital de Urgência de Teresina.

 

A Sejus, por meio de nota, informou que o preso recebeu atendimento médico. Leia a íntegra:

 

NOTA

 

A Gerência da Unidade de Apoio Prisional informa que dois detentos tentaram fugir na madruga deste domingo (5). No entanto, em ação rápida, os policiais penais da unidade abortaram a tentativa. Um dos presos que tentou fugir conseguiu ter acesso ao local onde são guardadas as ferramentas de manutenção da unidade e, quando armado com uma foice, foi alvejado por um policial penal. O interno Lucas de Sousa dos Santos foi encaminhado, em seguida, ao Hospital de Urgências de Teresina.


Decretos determinam distanciamento social


Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

 

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

 

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

 

Prevenção, contágio e sintomas


Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 


É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.