29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
03/10/2020

Prestes a ser divulgado, novo concurso da PRF busca candidatos que tenham habilidades analíticas e interpretativas

Foto: Divulgação

Tendência apontada desde o último exame para questões que exigem capacidade de análise e interpretação indica para novo perfil de profissional

Nos últimos anos, o perfil de estudante exigido nos concursos federais para os cargos de polícia vem mudando. O nível de cobrança dos exames aumentou e novas competências estão sendo exploradas pelas bancas examinadoras, com uma tendência a valorizar disciplinas e habilidades que envolvem mais análises e interpretações.

 

Para o concurso da Polícia Rodoviária Federal, que está em vias de ser divulgado pelo governo, uma preparação adequada e estratégica é fundamental para se adaptar às novas exigências da prova.

 

O pedido para o preenchimento de 2.634 vagas para o cargo de policial de nível superior já foi confirmado pelo próprio Presidente da República, e agora, os concurseiros que almejam o cargo devem manter a rotina de estudos de acordo com as disciplinas mais cobradas pelo exame.

 

Veja também 

 

Salários de até R$ 7,5 mil: mais de 370 vagas em concursos de Conselhos Regionais

 

Defensoria inicia curso de formação para novos servidores aprovados em concurso público

 

Para Rodrigo Gomes, professor de Direito Constitucional do AlfaCon Concursos, o novo concurso de policial rodoviário vai exigir do estudante muito conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Direito. “Sem dúvida, essas disciplinas são as que têm mais peso nesses exames, porque ocupam mais da prova de toda a prova”, explica.

 

Segundo ele, a base e o repertório teórico exigidos pelas bancas para esses exames alteraram o perfil de candidato procurado. “O policial federal de hoje é mais preparado intelectualmente, é um profissional mais cidadão e humanístico”, comenta.

 

No entanto, Gomes reconhece que, por conta do negativo histórico educacional brasileiro, há uma grande dificuldade dos alunos em desenvolver as habilidades requeridas nas provas.

 

Para ele, matérias básicas de gramática e interpretação de texto são os maiores desafios da equipe pedagógica do curso. “Percebemos que os professores de Português e Redação precisam rever conceitos porque os estudantes muitas vezes têm uma base muito rasa dos conteúdos”, explica.

 

Apesar da banca do concurso ainda não ter sido definida, a CEBRASPE/UNB é referência quando se trata de concursos policiais. Conhecida pelo estilo de prova “certo” ou “errado”, ela costuma surpreender aqueles que não conhecem a fundo as principais disciplinas requeridas no edital.

 

Além do exame objetivo, os candidatos também precisam estar bem preparados para os testes de aptidão física – conhecidos como TAF. Gomes explica que esse não deve ser o foco do candidato, por ser apenas a etapa seguinte à prova objetiva.

 

A orientação é que ele deva incluir em sua rotina de preparação um horário para se dedicar ao condicionamento físico. “O TAF costuma avaliar o candidato por meio de exercícios aeróbicos. Manter uma alimentação razoável, uma hora na semana uma corrida, academia, natação, sem negligenciar”.

 

Sair de casa é desafio

 

Por ser um exame que oferece vagas em todo o Brasil, muitos estudantes podem não estar preparados para mudar de cidade e até mesmo de condições geográficas. Rodrigo explica que para a maioria dos recém-concursados a mudança é temporária e, posteriormente, nada impede de ele pedir transferências para outras regiões.

 

Outro ponto importante é que, sabendo dessa circunstância, o governo federal aplica uma bonificação aos servidores que optarem em trabalhar em lugares mais longínquos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

E para o professor, muitos até preferem sair de suas cidades natais. “A maioria dos meus estudantes que moram nas capitais, principalmente de São Paulo e do Rio de Janeiro, não querem voltar para suas cidades, porque onde estão não existe violência, o custo de vida é menor e a qualidade de vida se torna fundamental na escolha”, finaliza.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.