24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/05/2021

Primeiro funcionário público do Brasil foi 'fantasma' por três anos

Foto: DIVULGAÇÃO

O português João de Prosse foi nomeado pelo fundador da cidade como primeiro empregado da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro

Acredite se quiser: a primeira pessoa nomeada para trabalhar na “máquina pública” no Brasil ficou três anos recebendo sem fazer nada. Quem conta essa história é o site Diário do Rio.

 

Logo após o ato de fundação do Rio de Janeiro, em 1o de março de 1565, o português João de Prosse foi nomeado pelo fundador da cidade, Estácio de Sá, como primeiro empregado da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

 

Contudo, a eleição para vereadores no Rio só aconteceu em dezembro de 1567. Ou seja, nosso querido João de Prosse ficou dois anos e oito meses sem trabalhar, mas recebendo o salário.

 

Veja também 

 

Marido descobre traição de esposa com parente e toma decisão inusitada: ‘agora todos nós podemos ser felizes’

 

Atriz passa por cirurgia após ter rosto corroído por abuso de cocaína. VEJA FOTOS

 

“Uma curiosidade é que os vereadores, mensalões à parte, eram remunerados com cera, que tinha grande valor e era muito consumida na forma de velas para iluminação em geral e principalmente em dias de festas”, escreveu o historiador Adinalzir Lamego.

 

Os vereadores trabalhavam pouco e o povo dizia que eles estavam lá só pra “fazer cera” — daí a origem da expressão usada no futebol quando um time que está ganhando começa a enrolar a bola.

 

Entre as funções dos vereadores estavam: “taxar os ganhos dos artífices, baixar posturas, determinar a conservação de logradouros, estabelecer jornadas de trabalho e julgar as injúrias verbais e pequenos furtos”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Parece que pouca coisa mudou nesses quase 500 anos, né?

 

Fonte: Metrópoles 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.