19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
18/10/2021

Professora da rede estadual ‘vence’ fenômenos naturais para incentivar estudantes a não abandonarem os estudos

Foto: Divulgação/Seduc-AM

Alzilete Cavalcante da Silva é profissional do Ensino Mediado por Tecnologia, em Uarini

É seguro dizer que a rotina diária de Alzilete Cavalcante da Silva, de 33 anos, é dedicada à Educação, no município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus). A professora da rede estadual acorda sempre às 6h e segue para o seu primeiro destino, a Escola Municipal Rosilda do Carmo, onde leciona para estudantes do Ensino Fundamental. À noite, a educadora conduz as aulas para os alunos finalistas da Escola Estadual Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, onde troca o tradicional quadro branco pelo aparelho televisor.

 

Alzilete é uma das professoras do Ensino Mediado por Tecnologia, modalidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que se utiliza de recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas – alcançando, assim, municípios e comunidades distantes do estado.

 

A unidade estadual em que a educadora atua fica localizada na comunidade Punã, na beira do Rio Solimões. Por isso, em época de cheia, ela precisa ir de lancha à escola. Durante o percurso, o barco pega, ainda, alguns alunos que têm o mesmo destino. Na seca, como agora, esse trajeto é feito a pé e o grupo caminha cerca de seis quilômetros, três na ida e três na volta, para chegar à unidade Cinthia Regia.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus divulga OSCs selecionadas para execução do projeto ‘Mais Inovação’

 

Crianças participantes do primeiro dia do ‘Creative Day’ recebem certificado

 

 

“Todo professor tem de desempenhar o papel de incentivador, motivador. No caso do mediado [tecnológico], essa característica se faz ainda mais presente. Muitos alunos são acostumados a ter o professor em sala de aula, presencial, da forma prática e, de repente, eles se deparam com uma aula transmitida. É normal que cause estranhamento, de início”, destacou Alzilete.

 

 

Alzilete Cavalcante da Silva  (FOTO: Divulgação/Seduc-AM)

 

A professora media os conteúdos transmitidos pelo Cemeam, por meio de satélite de videoconferência e com interação de áudio e de vídeo. Apesar da dinâmica diferenciada, ela não vê muita diferença entre a modalidade e o Ensino Regular, por exemplo. “A única distinção é com relação ao manuseio dos aparelhos em sala de aula. Assim como os profissionais das demais modalidades [de ensino], temos a mesma missão de transmitir um conteúdo de qualidade aos nossos estudantes”, acrescentou.

 

Desafios


Alzilete Cavalcante acredita que os maiores obstáculos enfrentados pelos alunos e professores do Ensino Mediado por Tecnologia dizem respeito aos fenômenos naturais que ocorrem nos municípios e comunidades do interior. Por isso, é importante a relação do educador com o estudante, fazendo com que não haja desistência dos estudos.

 

“Nessa época do ano, na seca, os alunos costumam faltar mais, por conta do percurso, então temos que ficar de olho, motivando-os a concluir os estudos. Em época de cheia, por incrível que pareça, a adesão é quase 100% e os barcos estão sempre com todos os estudantes”, reforçou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Apesar das adversidades, a educadora se diz feliz em poder fazer a diferença na vida de tantos jovens. “Gosto muito de desafios e a mediação tecnológica me deu a oportunidade de ver, de perto, a realidade desses alunos e tudo o que eles fazem para seguir estudando”, finalizou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.