25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
28/08/2019

Projeto de lei que garante proteção às mulheres em bares é aprovado na Aleam

Foto: Mauro Smith

Deputado Estadual João Luiz

 O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, em votação nesta quarta-feira (28), o projeto de lei 274/2019 que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos.

 

Segundo o projeto de lei, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos) e subscrito pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), o estabelecimento terá a obrigação de oferecer acompanhamento à mulher até o meio de transporte ou comunicação à polícia, caso seja necessário.

 

Ao justificar a proposta, João Luiz afirmou que o objetivo do PL é criar uma alternativa que assegure a segurança de mulheres que se sintam em situação de risco em bares, restaurantes e casas noturnas.

 

Veja também

 

Em reunião com Bolsonaro, Wilson Lima defende política permanente para desenvolvimento sustentável

 

Deputados visitam a BR-319 e acompanham obras de pavimentação da rodovia

 

“É mais uma ferramenta de combate à violência e ao assédio contra a mulher em nosso Estado. Os índices de crimes contra a mulher são alarmantes e nós, do Legislativo, temos a obrigação de criar e buscar soluções que mudem esses números, sempre visando ao bem-estar e ao respeito à mulher”, destacou João Luiz.

 

O PL obriga, também, que cartazes sejam afixados nos banheiros femininos, ou em qualquer ambiente do local, informando que a mulher poderá acionar os funcionários do estabelecimento, caso se sinta em situac?a?o de risco.

 

Conforme o texto, outros mecanismos que viabilizem a efetiva comunicação entre a mulher e o estabelecimento também podem ser utilizados. Ainda de acordo com o PL, os estabelecimentos deverão treinar e capacitar todos os funcionários para a aplicação das medidas previstas no projeto.

 

“As medidas propostas na?o trarão ônus aos estabelecimentos. Uma vez que, na verdade, ira?o treinar seus pro?prios funciona?rios a auxiliarem as mulheres que solicitarem ajuda, ligando para a polícia especializada e, quando necessa?rio, acompanhando a mulher ate? seu meio de transporte”, explicou João Luiz.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

A matéria, agora, segue para a sanção do governador do Estado.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.