19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
02/10/2019

Projeto inédito de PDI reúne IPT, empresas da indústria automobilística e de transporte, e a cadeia produtiva do alumínio

Foto: Divulgação

Trabalhando em parceria, empresas buscam soluções inovadoras na aplicação do alumínio em automóveis e veículos de carga e de passageiros

 Quatorze empresas de três segmentos distintos assinaram na manhã de hoje, 1º de outubro, o primeiro projeto da aliança estratégica firmada no início do ano entre a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

 

O estudo tem como objetivo desenvolver um sistema para estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos.

 

A parceria em P&D&I envolve empresas do setor produtivo do alumínio, do setor automobilístico e de transporte com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que atua como Unidade Embrapii na área de Materiais de Alto Desempenho. É uma ação de inovação industrial de abrangência inédita, uma vez que reúne 14 empresas produtoras e usuárias de alumínio e uma instituição de ponta em competência tecnológica.

Veja Também

PF mira auditores da Receita Federal que extorquiam dinheiro de alvos da Lava-Jato

 

'Lamento, tem que aprovar', diz Bolsonaro após 1º turno da reforma da Previdência no Senado

 

“A proposta de reunir empresas para o desenvolvimento de projetos que atendam demandas comuns de mais de um setor é importante para o incentivo à inovação no Brasil”, afirmou o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

 

As empresas parceiras no projeto são a Aethra, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Esab, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Hydro Extrusion, Iochpe-Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon Implementos e ReciclaBR, além de três apoiadoras: Arconic, FSW Brasil e Lord.

 

O desenho do projeto na forma de consórcio está sendo trabalhado pela Abal com as suas associadas desde o mês de fevereiro e evoluiu com a participação das empresas automotivas e de transporte, e na definição do IPT como a unidade Embrapii executora do projeto. "As empresas da cadeia produtiva do alumínio entendem que, para que se mantenham competitivas, é imperativo investir em inovação e tecnologia.

 

É essa ideia que move o acordo com a Embrapii e o IPT. Tenho certeza de que será um exemplo e um marco para a indústria nacional, além, é claro, de contribuir com soluções que são prioridade para o nosso segmento", afirmou Milton Rego, presidente-executivo da Abal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"Este projeto tem um importante aspecto pré-competitivo, que é o trabalho em forma de consórcio. Não existe dúvida de que este estudo é fundamental porque toda uma cadeia de desenvolvedoras brasileiras está reunida”, afirmou Jefferson de Oliveira Gomes, diretor-presidente do IPT.

 

“Assim como a disponibilidade de fomento por meio da Embrapii, que é fundamental para sua realização: a Embrapii, além de ser a principal fomentadora da indústria atualmente a partir de seus aportes, garante a confiança para que concorrentes estejam juntos em uma temática extremamente estratégica. A indústria irá se beneficiar com um conhecimento tecnológico de ponta”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.