24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/07/2021

Promotoras do MPRJ deixam força-tarefa que investiga morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, MP informa que as promotoras pediram para sair da força-tarefa que investiga o caso. Nomes dos substitutos serão anunciados em breve, diz o órgão. TV Globo apurou que elas saíram por receio com "interferências externas".

As promotoras Simone Sibilio e Letícia Emile, que faziam parte da força-tarefa que investiga as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes, em março de 2018, deixaram seus cargos. As duas estavam no caso desde setembro daquele ano.

 

O Ministério Público confirmou a saída em nota neste sábado (10). À TV Globo, Simone confirmou a saída. A TV Globo também apurou que as duas promotoras saíram por receio e insatisfação com "interferências externas". Não foram especificadas quais teriam sido essas interferências.

 

O MP informou ainda que os substitutos de Letícia e Simone serão escolhidos em breve (leia íntegra da nota abaixo).

 

Veja também

 

OPINIÃO: Disciplinem a tropa. Punam os militares corruptos. É isto que o Brasil espera das suas Forças Armadas

 

‘Renuncia, Bolsonaro’, diz Felipe Neto após recorde de avaliação ruim de presidente


Segundo fontes, a insatisfação das promotoras começou quando a viúva do ex-capitão do Bope, Adriano da Nóbrega, quis fazer uma delação premiada revelando informações sobre homicídios e ligações de políticos com criminosos no Rio de Janeiro.

 

Marielle e Anderson Gomes, mortos em 14 de  março de 2018 — Foto: Reprodução

Marielle e Anderson Gomes, mortos em 14 de março

de 2018 (Foto: Reprodução)

 

Adriano da Nóbrega foi morto em fevereiro do ano passado, num suposto confronto com a polícia na Bahia. O ex-PM estava foragido, acusado de chefiar o escritório do crime, um grupo de matadores de aluguel, e também uma milícia que atuava na Zona Oeste do Rio.

 

As duas promotoras comandaram a investigação que levou a prisão de vários integrantes da quadrilha de Adriano. Elas queriam descobrir se ele tinha informações sobre os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson.

 

Simone Sibilio e Letícia Emile chegaram a ouvir o depoimento da viúva de Adriano, Júlia Lotufo, mas teriam encontrado supostas inconsistências no relato. Mesmo assim, a proposta de delação continuou a ser analisada por promotores de outra área do Ministério Público.

 

Veja abaixo a íntegra da nota do MPRJ.

 

"O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) confirma que as promotoras de Justiça Simone Sibílio e Letícia Emile optaram voluntariamente por não mais atuar na força-tarefa que investiga o caso Marielle Franco e Anderson Gomes. A Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ reconhece o empenho e a dedicação das promotoras ao longo das investigações, que não serão prejudicadas. O MPRJ anunciará em breve os nomes dos substitutos."

 

Investigação


Recentemente, a investigação do caso também teve mudanças na Polícia Civil. O delegado Moyses Santana, que investigava o crime, foi substituído por Henrique Damasceno, que até então era titular na 16ª DP (Barra da Tijuca). O delegado que está à frente da investigação agora é o mesmo do caso Henry.

 

Henrique Damasceno detalha conclusão do inquérito no caso Henry Borel; delegado assumiu DH da Capital recentemente — Foto: Cristina Boeckel

Henrique Damasceno detalha conclusão do inquérito no caso Henry Borel;

delegado assumiu DH da Capital recentemente

(Foto: Cristina Boeckel)

 

Damasceno é o quarto delegado a investigar o caso. Veja abaixo as mudanças na investigação policial.

 

Giniton Lages assumiu a Delegacia de Homicídios da Capital no dia seguinte ao crime, em 2018, no lugar de Fábio Cardoso;
Em 2019, após a prisão de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, Giniton deu lugar ao delegado Daniel Rosa, que investigou e prendeu quem jogou no mar as armas de Ronnie Lessa logo após sua prisão;


Finalmente, em 2020, assumiu o cargo o delegado Moysés Santana, que atuava em conjunto com Simone e Letícia para descobrir os possíveis mandantes do assassinato de Marielle e Anderson.

 

Delegado Moisés Santana assumiu Delegacia de Homicídios da Capital em 2020 — Foto: Reprodução/Bom Dia Rio

Delegado Moisés Santana assumiu Delegacia de Homicídios da

Capital em 2020  (Foto: Reprodução/Bom Dia Rio)

 

 Irmã de Marielle lamenta saídas


Anielle Franco, irmã de Marielle, lamentou em redes sociais a saída das duas promotoras da investigação do caso.

 

No Twitter, Anielle disse que depositava muita confiança e esperança nas duas promotoras, e questionou quais seriam as interferências externas mencionadas pelas promotoras para deixarem o caso.

 

"A gente não tem um dia de paz. Sinto muito pela saída das promotoras! Promotoras essas que eu depositava muita confiança e esperança para que elas ajudassem a resolver o caso da Mari e do Anderson! Agora eu quero saber que interferências são essas! Quem mandou matar minha irmã!??

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.