28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/11/2020

Proteção solar: mitos e verdades sobre o uso do protetor. ENTENDA

Foto: Reprodução

Esclarecemos as principais dúvidas em relação ao uso do protetor solar

 Independente do tipo de filtro escolhido - em pó, spray, bastão, creme, gel, etc - usar protetor solar diariamente é essencial para a saúde da pele. Porém, mesmo ciente dos riscos da radiação solar, muita gente não segue a risca esse conselho que unanimidade entre os dermatologistas. De acordo com dados da Campanha Nacional do Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizada em dezembro de 2019, mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia e ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto.

 

Se você faz parte desse time, com a ajuda do Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da SBD, listamos a seguir 7 mitos e verdades sobre proteção solar. Confira:

 

Veja também

 

TENDÊNCIA : Essas fotos vão te fazer querer usar maquiagem colorida esta semana. VEJA

 

Café faz o cabelo crescer mais rápido? É verdade!


1. Protetor solar não precisa ser usado em dias nublados: mito

 

Proteção solar no frio e em dias nublados é essencial e protege contra  manchas e envelhecimento | SEGS - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info,  Ti, Educação

 

“É claro que os níveis de radiação solar são geralmente maiores quando não há presença das nuvens - que tendem a atenuar a quantidade de radiação na superfície terrestre. No entanto, mesmo em dias nublados, os níveis de radiação UV podem variar bastante. Por exemplo, enquanto nuvens escuras são capazes de impedir quase totalmente os fluxos de radiação, nuvens menos espessas e mais claras promovem apenas uma atenuação parcial. Existem situações específicas ainda, como a presença de nuvens cumulus ou cirrus, que podem intensificar a radiação solar, tornando os níveis superiores àqueles observados em dias de céu limpo. Devido a essa grande variabilidade, não é possível fornecer um parâmetro ou um percentual de atenuação da radiação UV pela nebulosidade, o que torna o uso do fotoprotetor indispensável mesmo em dias nublados”, explica.

 

2. Protetor solar causa acne: mito

 

Acne x protetor solar: dermatologistas esclarecem mitos e verdades |  MdeMulher

 

Atualmente existem no mercado produtos não comedogênicos, ou seja, que não estimulam a oleosidade da pele, nem provocam acne. “O ideal então é que pacientes com a pele oleosa optem por protetores solares em gel ou gel-creme que sejam formulados com substâncias que ajudem a absorver a oleosidade durante o dia, como a sílica. É possível até mesmo encontrar produtos que contêm substâncias anti-inflamatórias, como o gluconato de zinco, que auxiliam no tratamento da acne”, aconselha.

 

3. É preciso esperar que o protetor comece a agir antes de se expor ao sol: verdade

 

Como conquistar um bronzeado bonito e saudável | VEJA

 

Daniel explica que a aplicação inicial do fotoprotetor deve ser estratégica para garantir o sucesso da fotoproteção. “Estudos para determinação de FPS e PPD-UVA mostraram que é necessário um intervalo de, no mínimo, 15 minutos entre a aplicação do produto e o início da exposição para que a fotoproteção seja eficaz. Mas já existem protetores solares que demonstram sua efetividade logo após a aplicação, sem que seja necessário o intervalo de 15 minutos.

 

Por isso, o ideal é pedir uma recomendação do dermatologista sobre a melhor maneira de utilizar cada produto”, destaca o especialista. Outro aspecto importante na hora de aplicar o fotoprotetor é a uniformidade da aplicação, evitando que algumas áreas sejam esquecidas ou que haja aplicação insuficiente do produto. "Por esses fatores, recomenda-se que o fotoprotetor seja aplicado, de preferência, antes do início da exposição ao sol e, no caso do corpo, com a menor quantidade possível de roupas", diz.

 

4. É fundamental a reaplicação do protetor solar após contato com a água: verdade

 

Protetor solar, hidratante e maquiagem: qual a ordem certa de aplicar? -  02/01/2020 - UOL VivaBem

 

“Os protetores solares passam por testes de resistência à água para avaliar se são capazes de manter a eficácia mesmo após longos períodos de imersão. Essa avaliação é especialmente importante para produtos destinados à exposição intencional ao sol, como a realização de atividades aquáticas e práticas esportivas. Mas, mesmo que o protetor solar seja resistente à água, solicitamos que o paciente sempre reaplique o produto após se molhar para realmente garantir sua eficácia”, recomenda o Dr. Daniel5. O filtro solar com cor protege mais a pele do que a versão tradicional: verdade


Segundo Daniel, isso acontece porque a tonalidade do filtro solar é proporcionada pela presença de óxido de ferro na composição, substância capaz de absorver a radiação visível do sol. "Hoje, sabemos que a luz visível tem uma participação importante no processo de pigmentação da pele, favorecendo o desencadeamento de dermatoses pigmentárias, como melasma e hipercromia pós-inflamatória”, diz.

 

6. Usar maquiagem com fator de proteção solar dispensa o uso do filtro: mito


Geralmente, o fator de proteção das maquiagens é muito baixo, sendo insuficiente para proteger a pele. "Então, para quem usa maquiagem, o ideal é optar por um protetor solar com cor de alta cobertura, que, além de ser eficaz na proteção, também atua como base”, recomenda.

 

7. Quem tem pele negra não precisa usar protetor: mito

 

A Dra. Monalisa Nunes responde tudo o que você sempre quis saber sobre –  Sallve

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


"Todos devem realizar a fotoproteção diariamente! A diferença é que, dependendo do tom da pele e do fototipo, a proteção precisa ser maior ou menor". Para saber mais é sempre ideal consultar o seu dermatologista.

 

Marie Claire

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.