20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
31/05/2020

Protestos contra morte de negro pela polícia chegam à Trump Tower e Nova York

Foto: Reprodução

Multidões voltaram às ruas no terceiro dia de manifestação, bloqueando o tráfego e pichando carros da polícia

Milhares de manifestantes que protestavam contra a morte de George Floyd tomaram as ruas de Nova York neste sábado, pelo terceiro dia consecutivo, bloqueando o tráfego, pichando carros de polícia e reunindo diferentes grupos no Harlem, Brooklyn, Queens e nos arredores da Trump Tower, no Centro de Manhattan.


As manifestações começaram por volta das 13h, com várias centenas de manifestantes no Harlem. Gritando o nome de Floyd, a multidão desceu em direção à 28ª DP, onde confrontou uma falange de policiais com gritos de "vidas negras importam" e "sem justiça, sem paz".

 

Logo depois, os manifestantes seguiram para a West Side Highway, paralisando o tráfego. Em poucas horas, outras multidões apareceram no Washington Square Park, em Greenwich Village, na Times Square e fora da Trump Tower, onde pelo menos sete pessoas foram presas.

 

Veja também

 

EUA: delegacia é queimada em ato contra morte de homem negro

 

4ª noite de protestos nos EUA por morte de George Floyd deixa mortos e centenas de detidos

No final da tarde, os manifestantes enfrentaram a polícia em uma série de brigas de rua no Brooklyn, arremessando garrafas vazias e pedaços de detritos contra os policiais, que responderam com cassetetes e spray de pimenta.

 

Os conflitos ocorreram um dia depois que protestos muito mais violentos eclodiram do lado de fora do Barclays Center, no Brooklyn, onde algumas pessoas da multidão atiraram garrafas e bombas contra a polícia. Mais de 200 prisões foram feitas na sexta-feira. Ainda não está claro quantas prisões foram feitas neste sábado.

 

O prefeito Bill de Blasio denunciou os eventos da noite de sexta-feira e emitiu um apelo urgente por calma, dizendo que entendeu a profunda raiva por racismo e assassinatos policiais isso estimulou as manifestações.

 

O prefeito prometeu que qualquer policial que usasse força desnecessária durante os confrontos seria responsabilizado e anunciou uma investigação independente a ser liderada pelo escritório do procurador-geral do estado sobre como a polícia lidou com os protestos da noite de sexta-feira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

— Qualquer ato agressivo contra um manifestante pacífico envia exatamente a mensagem errada — disse Blasio em entrevista coletiva, referindo-se a vídeos que mostram atos violentos da polícia. — Não aceitaremos esse tipo de comportamento. É inaceitável.

 

O Globo
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.