29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
19/08/2022

Protetor solar em casa? Estudo aponta situações em que o uso é necessário

Foto: Reprodução

Usar protetor solar em praia ou piscina é indispensável. No entanto, uma pesquisa recente da Unesp Botucatu calculou o impacto dos raios ultravioleta na pele em situações cotidianas: em exposição direta ao sol, dentro do carro, dentro de casa perto da janela fechada ou longe da janela aberta e na sombra fora de casa.

 

O estudo aponta que raios UVB e UVA são relevantes na sombra fora de casa e perto de janelas fechadas ou abertas. Dessa forma, é fundamental usar protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia. Dentro de casa, longe da janela mesmo aberta, as irradiações são irrelevantes.

 

De acordo com o dermatologista Daniel Cassiano, um dos autores do estudo, diferentes comprimentos de onda da radiação solar podem ter consequências específicas na pele, como queimaduras solares, eritema, síntese de vitamina D, carcinogênese, imunossupressão, fotoenvelhecimento, modulação do microbioma da pele e produção de manchas (melanogênese).

 

Veja também

 

'Golpe da mão fantasma': usuário vê dados e dinheiro roubados em tempo real. Veja como agem os criminosos e como se proteger

 

Idoso suspeito de estuprar mulher com problemas mentais se joga no chão da delegacia ao saber que ia ser preso

— A intensidade da radiação solar que atinge a pele varia com altitude, latitude, estação do ano, superfícies reflexivas como água, grama ou neve, sombra, roupas, uso de protetor solar, duração da exposição e a hora do dia. O efeito biológico da exposição também difere individualmente de acordo com a pigmentação da melanina, a predisposição genética, capacidade antioxidante e doenças da pele que são influenciadas pela radiação solar — alerta o médico.

 

O dermatologista lembra que o protetor solar é vital para a prevenção do câncer de pele e para manter o tecido firme, elástico e com o colágeno preservado.

 

— É o creme antienvelhecimento mais importante. A aplicação inicial é estratégica para o sucesso da fotoproteção; muitos estudos demonstram que uma primeira aplicação correta pode compensar eventuais incorreções na reaplicação. Como já apresentado em estudos, é necessário um intervalo de 15 minutos entre a aplicação do filtro e o início da exposição ao sol. Ainda é possível potencializar a ação do produto por meio do uso de antioxidantes, como aplicar vitamina C, E ou ácido ferúlico antes do protetor — explica o especialista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

*O EXTRA e o Shoptime mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo de nossas reportagens. Os preços mencionados podem sofrer variação, e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

 

Fonte:Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.