29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/09/2022

Puberdade: quando ela é considerada precoce?

Foto: Reprodução

Puberdade precoce ocorre quando o início das características sexuais secundárias surge antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove anos nos meninos Tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A puberdade é o período em que ocorre a transformação na vida de uma pessoa da fase de criança para a vida adulta. Nesse processo, ocorrem alterações hormonais, físicas e psíquicas. Mas em qual idade ela ocorre e quando ela é considerada precoce?

 

“Puberdade precoce ocorre quando o início das características sexuais secundárias surge antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove anos nos meninos”, explica a endocrinologista pediátrica Ana Canton.


A endócrino, que também é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), lembra que, apesar de a primeira menstruação ser um marco muito forte na vida da menina, ela não é o primeiro evento da puberdade. “A menstruação (menarca) ocorre de dois a três anos após a puberdade”, diz.

 

Veja também 

 

Você dorme mal? Saiba identificar sintomas de apneia do sono

 

Comer à noite pode aumentar risco de depressão e ansiedade, diz estudo

Crésio de Aragão Dantas, pediatra e presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que a puberdade normalmente ocorre entre 9 e 14 anos no menino e entre 8 e 13 anos na menina. Antes dessa faixa é precoce. Após as idades limites, é considerada como tardia.

 

Os especialistas explicam que existem três tipos de puberdade precoce: central (a mais frequente); periférica (tumor, cisto que produziu testosterona no testículo ou estrogênio no ovário); e incompleta.

 

"A puberdade precoce central como um todo costuma ocorrer muito mais nas meninas. Vemos uma taxa de 10 para 1 de meninas para meninos, principalmente sem nenhuma causa definida. No menino é mais fácil de identificar a causa", completa a endócrino pediátrica.

 

E quais são os sinais da puberdade? Veja as características sexuais secundárias em meninas e meninos.

 

MENINAS 

 

Apesar de a primeira menstruação ser um marco muito forte na vida da menina, ela não é o primeiro evento da puberdade — Foto: Sora Shimazaki/Pexels

 

Surgimento do broto mamário - primeiro sinal
Pelos pubianos
Pelos axilares
Odor na axila
Acne
Modificação do contorno do corpo
Menstruação (menarca) - a última característica

 

MENINOS 

 

A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue — Foto: Lukas/Pexels

Fotos: Reprodução 

 

Aumento do volume dos testículos - primeiro sinal
Aumento do pênis
Pelos pubianos
Pelos axilares
Modificação da voz
Pelos faciais
Primeira ejaculação (espermarca) - última característica

 

“Nas meninas é mais fácil identificar a puberdade precoce, já que o primeiro sinal é o brotinho mamário. Nos meninos, como os pais e nem a criança percebem, cabe ao pediatra sempre examinar a genitália. Orientamos que os pediatras fiquem atentos à faixa de desenvolvimento puberal - entre 5 e 14 anos”, ressalta o presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP.

 

CAUSAS DA PUBERDADE PRECOCE


A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue. Existem algumas causas possíveis, como genética, causas orgânicas ou ambientais.

 

"A puberdade precoce pode ter um caráter esporádico, mas também pode ter relação com a genética. Se a mãe teve a puberdade mais cedo, a filha também terá. Isso acontece em 25% dos casos, em média", ressalta a endocrinologista.

 

Entre as causas ambientais, estão os disruptores endócrinos. São substâncias que temos no ambiente, que nos expostos, como pesticidas, parabenos, bisfenol-A.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Esses compostos vão de alguma forma afetar a regulação da área hormonal. São substâncias que afetam a situação normal endócrina. Não temos controle porque está no ambiente, na comida, na exposição do dia a dia", explica Ana Canton.
 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.