23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/03/2022

Qual a relação entre alimentação saudável e longevidade? Nutricionista explica

Foto: Reprodução

Longevidade saudável depende de diversos fatores, como alimentação equilibrada, hidratação adequada e prática de atividades físicas

A busca pela longevidade inclui não apenas viver mais, mas também viver com saúde. Criar uma rotina de alimentação saudável desde a juventude e mantê-la ao longo de toda a vida é crucial para quem quer atingir essa meta.

 

Apesar disso, nem todos sabem por onde começar e nem como comer bem tem relação com uma vida longa. Então, nós conversamos com a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila para entender mais sobre longevidade saudável e quais são as dicas de alimentação para alcançar tal objetivo. Confira agora!

 

Veja também

 

8 benefícios da ameixa: aumenta a imunidade, fortalece os ossos e mais

 

Tomate: um importante aliado contra o câncer de intestino

Alimentação saudável é um dos segredos para ter vida longa


Ter uma alimentação saudável é comprovadamente um dos segredos para uma vida longeva. De acordo com Adriana, a longevidade depende 25% de herança genética, enquanto os outros 75% incluem alimentação equilibrada e hidratação adequada.

 

Dormir bem, ter hobbies, praticar atividades físicas e gerenciar o estresse também são fundamentais para manter a saúde em dia, assim como ter um convívio social ativo e cuidar da espiritualidade: "É um estilo de vida que deve ser cultivado desde a infância", diz a profissional. A nutricionista afirma que não fumar e consumir bebida alcoólica de maneira moderada são outras premissas para garantir uma longevidade saudável.

 

3 dicas de alimentação saudável para ter longevidade


Manter uma alimentação saudável é crucial para viver mais. Pensando nisso, Adriana preparou uma lista com recomendações importantes que devem ser seguidas no dia a dia. Veja as dicas da especialista:

 

1. Coma devagar e mastigue bem


A sugestão da nutricionista é comer de forma mais fracionada e mastigar bem os alimentos para um mindful eating. Assim, o sistema digestivo não fica sobrecarregado e a absorção dos nutrientes acontece de forma otimizada. "Se comermos de forma adequada, sem restrições alimentares severas e desnecessárias, cuidamos do nosso sistema imunológico que nos protege contra as doenças", explica Adriana.

 

2. Priorize refeições menos inflamatórias


A profissional recomenda uma alimentação com menos gordura saturada, açúcar e sal, pois eles oferecem risco para as doenças cardiovasculares. Evitar tais alimentos inflamatórios nas refeições ajuda a prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto.

 

3. Monte prato colorido com ingredientes frescos


Quanto mais cor, mais saudável o prato fica. Adriana recomenda usar temperos naturais e compor as refeições principais com alimentos mais frescos e com pouco sal. A especialista sugere que "a alimentação deve ser colorida, variada, atrativa, saborosa, para que seja prazerosa".

 

Saiba que alimentos devemos comer para viver mais


Para ter uma vida longeva, Adriana sinaliza que não existe um alimento completo que possua todos os nutrientes necessários para o organismo (carboidratos, proteínas, gorduras poli e monoinsaturadas, vitaminas, minerais, fibras alimentares e a água). E se todos os nutrientes são importantes, ter uma alimentação variada e equilibrada é o melhor caminho para envelhecer com saúde.

 

A profissional reforça a necessidade de ingerir diariamente frutas, verduras, legumes, laticínios, carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), leguminosas (feijão, ervilha e lentilha), cereais integrais e óleos vegetais. "A hidratação é muito importante e deve ser feita principalmente com água filtrada, mas temos líquidos também nos sumos das frutas, água de coco e sucos naturais", acrescenta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Adriana finaliza com a recomendação para dar maior foco aos antioxidantes que evitam a formação de radicais livres, fundamentais para prevenção de câncer e doenças degenerativas. Exemplos deles são: alicina no alho; catequina, epicatequina e resveratrol no suco de uva integral; compostos fenólicos no azeite de oliva; epicatequina e catequina no cacau; isoflavona na soja; licopeno no molho de tomate; entre outros.

 

Fonte: Taeq

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.