20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/11/2021

Quando a suplementação de vitamina D é necessária?

Foto: Reprodução

Telma Sigolo, médica nutróloga do Hospital Albert Sabin, explica a importância da vitamina ser tomada de maneira correta

A vitamina D possui um papel essencial na saúde. Responsável por agir não somente no corpo, como na mente, esse composto é capaz de prevenir a aparição de doenças e auxiliar no tratamento de diferentes condições, como a depressão, problemas nos ossos, resfriados e, até mesmo, contribuir para o fortalecimento muscular.

 

A principal forma para que a metabolização da vitamina D ocorra é através do sol. Entretanto, não basta que a exposição seja feita de qualquer forma - alguns detalhes precisam de atenção para que sua absorção aconteça de maneira eficaz.

 

Entre eles está o horário escolhido para tomar sol. O indicado é que isso aconteça entre 10h e 15h, já que os raios solares são considerados mais fortes durante esse período. Além disso, é importante que não seja feito o uso de protetor solar, já que as camadas de proteção geradas pelo produto impedem a absorção do componente na pele.

 

Veja também 

 

Novembro Azul: crescimento do câncer de próstata acende alerta para a prevenção

 

Prefeitura de Manaus reforça importância do cuidado integral à saúde do homem no Novembro Azul

O tipo de pele também influencia em como a vitamina será absorvida pelo corpo. Pessoas com pele escura possuem uma quantidade maior de melanina, o que enfraquece os efeitos dos raios UV na derme. Por isso, enquanto indivíduos de pele clara devem passar, pelo menos, 15 minutos diários no sol, pessoas retintas precisam de 45 minutos de exposição solar.

 

Entretanto, nem sempre a rotina corrida permite que se tenha tempo para se expor ao sol. Além disso, em casos de pessoas com algumas complicações de saúde, a vitamina D pode não ser completamente absorvida pela pele, e apenas o hábito de tomar o sol não melhora o nível sérico de vitamina. Nesses exemplos, muitas vezes, é preciso suplementação.

 

Vitamina D tem papel importante no tratamento contra depressão, diz estudo

 

Suplementação de vitamina D


A suplementação de vitamina D é necessária quando ela se encontra em níveis séricos deficientes no organismo. Para verificar os níveis de vitamina D, é preciso que seja feito um exame de sangue. A partir dos resultados, o médico irá detectar a quantidade do composto presente no organismo e se há a necessidade de suplementação. Assim, é extremamente importante que um especialista seja consultado, já que os níveis indicados variam de acordo com cada quadro clínico.

 

Normalmente, o esperado é que o composto esteja sempre acima de 20 ng/mL, preferencialmente acima dos 30 ng/mL. Em alguns casos, são considerados níveis desejáveis maiores para pacientes com doenças autoimunes, como:

 

Esclerose múltipla


Lúpus


Vitiligo


Diabetes do tipo 1


Doença celíaca


Artrite reativa


Anemia perniciosa


Sarcoidose


Hepatite autoimune


Doença de Chron.


A duração do tratamento também é diferente para cada pessoa. Assim como suas características particulares, a quantidade de vitamina D presente no organismo determinará o tempo necessário para que os níveis séricos ideais sejam atingidos.

 

Qual a diferença entre a vitamina "D" e "D3" - Confira!

Fotos: Reprodução 

 

Como suplementar?


Como qualquer suplementação de vitamina, a recomendação é que se consuma vitamina D em conjunto com uma refeição: após o café da manhã, almoço ou jantar. Esse fator é bastante importante, já que o composto é lipossolúvel - sua absorção é melhor se ela estiver em meio à gordura. Além disso, ela deve ser diluída em meio aquoso.

 

Porém, não basta apenas que os suplementos sejam ingeridos para que seus efeitos sejam positivos: a reposição de vitamina D deve ser associada ao estilo de vida saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O composto é um dos elementos que podem contribuir para a melhora da imunidade, mas seu impacto é sempre associado com os hábitos saudáveis diários, como a melhora da alimentação e a prática de atividades físicas. Seguindo as recomendações dadas pelo médico, seu efeito será o melhor possível. 

 

Fonte: minhavida.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.