23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
27/09/2022

Quantos cabelos caem por dia?

Foto: Reprodução

Quantos cabelos caem por dia: No meio da queda de cabelo, te dizemos quanto cabelo é normal perder e o que fazer se cair mais do que o necessário.

Quantos cabelos caem por dia? No travesseiro ao se levantar, na pia e, sobretudo, na escova: seus cabelos estão por toda parte. A queda de cabelo é normal, faz parte do ciclo capilar, mas há certas épocas do ano em que parece que o número de cabelos que perdemos aumenta. Mas quando devemos realmente nos preocupar?

 

QUANTOS CABELOS CAEM POR DIA?


Quando falamos de queda de cabelo, tendemos a maximizar a quantidade de cabelo que perdemos. Em vez de se assustar com o cabelo que fica no travesseiro quando você se levanta, dê uma boa olhada se eles são muitos cabelos ou realmente parecem mais do que são porque são longos ou grossos. Normalmente, perdemos cerca de 100-150 cabelos por dia, mas durante o outono ou a primavera, perdemos cerca de 250, até 400 fios de cabelos.

 

Veja também

 

Especialista dá dicas para quem usa lentes de contato com maquiagem

 

Você usaria? Grife inova com cílios postiços ao contrário

 

Queda de cabelos: como saber se a quantidade de fios que estão caindo é  normal? - Dra. Dulcilea Ferraz


Quantos cabelos caem por dia: Uma época ruim para o nosso cabelo


O outono é um momento muito difícil para o nosso cabelo. Por um lado, há a queda típica da mudança de estação: é o momento em que muitos dos cabelos que estão na fase de crescimento e passam em massa para a fase de queda. É um processo normal de renovação do cabelo que também ocorre em muitos mamíferos quando eles perdem o pelo.

 

O verão também afeta nossos cabelos. Calor, exposição ao sol, vento, salitre, cloro e poluição ambiental podem causar maior fragilidade e danos estruturais à fibra capilar, cabelos secos e crespos e aparecimento de pontas duplas. E tudo isso também afeta o couro cabeludo. Ele descama e fica hipersensibilizado. E sem um couro cabeludo saudável não há cabelo bonito.

 

Quantos cabelos caem por dia: Quanto maior a temperatura, maior a queda


Você percebeu que no verão seu cabelo cai mais? É que à mudança de estação com as altas temperaturas faz com que o ciclo capilar encurte e comece a iniciar a sua queda. O corpo continua a perder cabelo devido ao efeito da manta térmica em vez de retardar sua perda. Quanto maior o calor, menor a necessidade de ter cabelos para nos proteger do frio. É por isso que a queda de cabelo sazonal pode durar mais do que o normal.

 

Veja também: Biotina: o que é, como usar e seus benefícios nos cabelos

 

Queda de cabelo: o que é, quando se preocupar e como evitá-la

 

COMO COMBATER A QUEDA DE CABELO?


Embora seja um processo natural, manter um cabelo forte e saudável e um couro cabeludo saudável são a melhor maneira de prevenir a queda excessiva de cabelo. O que podemos fazer por isso?

 

1. ESFOLIE O COURO CABELUDO REGULARMENTE

 

O couro cabeludo acumula resíduos de produtos capilares (shampoos, condicionadores, máscaras…), além de óleos naturais e células mortas. A esfoliação auxilia no processo natural de renovação celular, além de devolver o brilho natural aos cabelos e deixar o couro cabeludo menos escamoso, ressecado e com coceira. É por isso que é recomendado esfoliar o couro cabeludo a cada uma ou duas semanas. Uma frequência maior não é recomendado porque remove a camada lipídica natural do couro cabeludo, responsável por mantê-lo hidratado. Além disso, em cabelos tingidos pode eliminar a coloração.

 

2. ESCOVE O COURO CABELUDO E PENTEIE O CABELO


Quando se trata do couro cabeludo é preferível usar uma escova, enquanto no cabelo é recomendado o uso de um pente. As escovas de massagem ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, com a consequente maior chegada de nutrientes ao folículo piloso. E ajudam a eliminar células mortas, caspa e outros resíduos capilares. No cabelo é preferível usar pentes de dentes largos para desembaraçar bem quando estiver seco e reduzir a possibilidade de fraturas. Se fizermos com ele molhado, é mais fácil quebrar.

 

Queda de cabelo| Saiba sobre causas e taxa normal de fios caindo por dia

 

3. UMA DIETA RICA EM FRUTAS, LEGUMES E PROTEÍNAS


Uma alimentação balanceada é fundamental para ter cabelos saudáveis e fortes. Por isso, recomendamos que a sua alimentação não falte:

 

Vitamina C: age como antioxidante prevenindo o envelhecimento prematuro do cabelo (kiwi, frutas cítricas, pimentão, tomate ou morango).


Ferro: permite o transporte de oxigênio para a raiz (brócolis, carne vermelha, lentilhas, amêijoas).


Ácidos graxos e ômega-3: melhoram o crescimento do cabelo, aumentando sua densidade e reduzindo a queda de cabelo (nozes, peixes oleosos ou azeite).


Zinco: promove a síntese de queratina e colágeno (ovo, marisco ou sementes de abóbora).


Biotina: fortalece o cabelo e evita que ele fique quebradiço e quebradiço (leguminosas, carne, frutas cítricas ou soja).


Proteínas: são essenciais para a formação do cabelo, pois o cabelo humano é constituído por 80% de uma proteína fibrosa chamada queratina (bacalhau, leguminosas, ovos, soja, carne de vaca, amêndoas, produtos lácteos…)


4. MASSAGEIE E USE ÁGUA FRIA


É altamente recomendável massagear o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea, melhorar a oxigenação do couro cabeludo e, assim, evitar a queda de cabelo. Recomendo fazê-lo desde a zona do pescoço e subindo até chegar à frente. É assim que direcionamos o sangue para aquela área, melhorando a circulação e a saúde do bulbo capilar. Em seguida, enxágue o cabelo com água fria para fechar as cutículas e os poros do couro cabeludo e manter o brilho e a hidratação. A água morna resseca o couro cabeludo e cria frizz na fibra capilar.

 

Quantos cabelos caem por dia? | Número de cabelos que caem

Fotos: Reprodução

 

5. CONTROLAR O ESTRESSE


Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas o estresse desempenha um grande papel na perda de cabelo. E agora com o retorno à rotina fica mais fácil você cair no estresse de sempre. Quando somos submetidos a altos níveis de cortisol -o hormônio do estresse-, por longos períodos, nosso sistema se prepara para se defender de uma ameaça e deixa de enviar sinais, vitaminas e nutrientes para as áreas que considera dispensáveis e, neste caso, nosso cabelo é dispensável. O cabelo está enfraquecendo e não tem força para se recuperar. Mas se esse hormônio do estresse for reduzido, dando lugar ao ‘hormônio da felicidade’, que é a serotonina, as células-tronco do folículo piloso são ativadas e ocorre um novo crescimento do cabelo.

 

6. COSMÉTICOS E TRATAMENTOS ESPECÍFICOS: SEUS GRANDES ALIADOS


Shampoos, séruns e suplementos nutricionais que fortalecem o cabelo devem ser essenciais nesta época do ano, se notar mais queda de cabelo. O objetivo não é reduzir a quantidade de cabelo que cai, mas estar preparado para recuperar cada um deles. Ativos como cebola e biotina são fundamentais em produtos específicos para queda de cabelo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Claro, se você acha que o problema da queda de cabelo tem outras origens além da queda sazonal típica dessas datas, recomendamos que você se coloque nas mãos de um dermatologista especialista em tricologia. Dê tempo ao seu cabelo para recuperar, trate-o com cuidado e volte a desfrutar dos seus fios maravilhosos. 

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.