28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/02/2020

Quase um terço dos brasileiros pretende contratar um empréstimo ainda no primeiro semestre deste ano

Foto: Divulgação

Pesquisa inédita do Serasa Consumidor indica que, além de pagar dívidas, a realização de sonhos está nos planos para 2020

Ter o nome limpo é o objetivo de todas as pessoas que têm dívidas em atraso. E, para uma parte considerável dos brasileiros, o sonho de abrir uma empresa, comprar um carro, adquirir e/ou reformar um imóvel será um desdobramento importante após a reconquista do crédito no mercado, de acordo com nova pesquisa realizada pelo Serasa Consumidor, braço e startup da Serasa Experian. 

 

O Serasa Consumidor ouviu quase 3 mil pessoas em formato online de todo o Brasil, das quais 29% afirmam ter interesse em realizar algum tipo de empréstimo nos próximos seis meses. Desse total, mais da metade (59%) quer pagar dívidas; 31% realizar um sonho e 10% quitar uma despesa extra. 

 

Os sonhos são dos mais diversos: comprar um carro (28%), abrir o negócio próprio (26%), comprar (16%) ou reformar (12%) uma casa.

 

Veja também 

 

Primeiro boletim aponta que repatriados estão sem sintomas de coronavírus, diz Ministério da Defesa

 

Advogado denuncia esquema de pirâmide que usava Amaury Jr. e Nego do Borel como garotos propaganda

 

“O brasileiro quer realizar seus sonhos e mostra disposição para empreender ainda neste ano, o que pode ser um sintoma de melhora no ambiente econômico” afirma Pedro Dias Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome. 

 

E para que as prestações de um novo empréstimo caibam no bolso, 12% pretende quitar o empréstimo em até 6 meses; 26% em 7 meses até 1 ano; 22% em 1 ano até 2 anos; 17% em 2 anos até 3 anos e 22% em mais de 3 anos. 

 

A pesquisa também mostra que o brasileiro está cada vez mais digital: 67% já contrata ou contrataria crédito por uma plataforma digital, como o Serasa Consumidor e o marketplace eCred. 

 

De acordo com Pedro “o interesse em quitar dívidas é muito promissor, pois mostra certa conscientização dos consumidores para com a gestão das finanças pessoais, o que vai ao encontro de nossas plataformas de educação financeira”. 

 

Origem das dívidas 

 

Ainda segundo a pesquisa do Serasa, 75% dos entrevistados que estão dispostos a contratar um empréstimo neste semestre ficaram endividados por perderem o emprego ou tiveram algum problema inesperado; 18% alegaram falta de controle financeiro de suas contas pessoais e 7% assumiram ter realizado compras por impulso. 

 

Sobre o Serasa Consumidor

 

Desde 2012, o Serasa Consumidor é o braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor.

 

Em 2017 passou por uma reformulação, se tornou startup e recebeu o propósito de lançar diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do consumidor, como: Serasa Score, Serasa eCred, Serasa Antifraude, Serasa Ensina e Novo Serasa Limpa Nome. A intenção de ter todos esses produtos, é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa.


Sobre a Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.