19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
01/04/2020

Quebra x queda de cabelo: saiba identificar seu problema e veja tratamentos

Foto: Reprodução

Dermatologista ensina tática da saber se seu cabelo está caindo ou está se quebrando e dá dicas de cuidados

Perder o volume dos cabelos é algo que aterroriza qualquer pessoa, mas você se o seu problema é queda de cabelo e a quebra dos fios?

 

Apesar ambos darem sensação de cabelo "murcho", são situações diferentes e com causas diversas.

 

“É essencial identificar se os cabelos estão caindo ou simplesmente se partindo, pois só assim é possível tratar corretamente e recuperar a saúde e a densidade dos cabelos”, afirma Kédima Nassif, dermatologista e tricologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

 

Veja também

 

O COVID-19 pode viver em seus produtos de beleza e maquiagem? VEJA

 

Veja 5 dicas para não sair da dieta durante o isolamento da quarentena

 

Como saber de meu problema é queda ou quebra dos fios?

 

Para saber o que está acabando com o volume do cabelo, Kédima explica que é preciso “puxar levemente os fios entre os dedos e verificar se eles caem com uma massinha branca na ponta. Se isso ocorrer, é queda de cabelo , não quebra”

 

A médica conta que a quebra ocorre quando o fio não cai pela raiz e sofre um estresse que o deixa enfraquecido. As causas mais comuns são a mudança de tempo, cloro de piscina e processos químicos como tintura ou alisamento.

 

A queda é mais complexa. De acordo com Kédima, é comum que cada pessoa perca de 60 a 100 fios por dia. Mas, se o número passar da quantidade normal algo pode estar errado e as causas podem ser diversas.

 

“Existe a chance de ser uma predisposição genética, desequilíbrio hormonal, estresse, deficiência de ferro e até disfunções na tireoide podem mudar a estrutura do cabelo e gerar a queda de cabelo”.

 

Como tratar cada problema?

 

 

Quebra

 

Como a maior causa é o uso de procedimentos químicos inadequados ou má aplicação de químicas, a melhor forma de cuidar de fios quebradiços é diminuir o uso ou até parar com os produtos. É bom também evitar o uso de secador e chapinhas, pois deixam os fios fracos e quebradiços, mas se necessário, utilize protetores térmicos.

 

Após a interrupção do uso, para recuperar o volume do cabelo , hidratações semanais também são essenciais para a saúde do fio, que também evita um novo ressecamento do cabelo.

 

Além disso, a dermatologista recomenda pentear os cabelos molhados para não gerar atritos, e caso precise prendê-lo, usar elásticos de tecido, sem partes de borracha ou metal.

 

Queda

 

Por ser um problema mais complexo com sintomas que podem aparecer em até três meses, é fundamental que não haja pânico quando a queda ocorrer. O ideal é procurar um tricologista sempre que tiver uma suspeita de queda anormal dos cabelos. Cada causa tem um tratamento diferente, por isso é recomendado realizar exames, estabelecer a causa e iniciar o tratamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Para cada pessoa é recomendado um tratamento diferente para queda de cabelo . Pode ser por meio de suplementos, aplicação de laser ou LED ou tratamentos de microagulhamento, drug delivery digital e mesoterapia.

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.