24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
09/04/2021

Queda de meteoro é registrada por estação de monitoramento. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Fenômeno durou 0,6 segundos e foi flagrado em Monte Castelo com velocidade estimada de 245 mil km/h.

Um meteoro cruzou o céu de Santa Catarina na madrugada desta sexta-feira (9). A queda durou aproximadamente 0,6 segundos (veja o vídeo acima) e foi registrada por duas câmeras de uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Norte do estado, do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

 

"Foi bem rápido, mas é sempre uma grande satisfação quando registro um meteoro de grande magnitude [brilho]. Além de belas, as imagens contribuem para os estudos desses fenômenos", disse.


A queda foi captada às 3h38, a uma altitude estimada de 114 quilômetros. A velocidade do fenômeno também foi calculada pela estação de monitoramento: ele entrou na atmosfera da terra com uma velocidade inicial estimada de 68.3 km/s, o que corresponde a 245.880 Km/h.

 

 Veja também

 

Mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre caem na Terra por ano

 

Emissões de raios-X identificadas pela primeira vez em Urano

 

O astrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adolfo Stotz Neto, explica que o brilho provocado pelos meteoros e meteoróides, que são pequenos pedaços de matéria solta no espaço, geralmente partes de cometas, depende do seu tamanho e também da velocidade que chegam à atmosfera terrestre.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

"Elas incendeiam pela velocidade de quem vê. A velocidade da terra em torno do sol de 30km/s e quando um objeto entra na atmosfera eles incendeiam, justamente por ser um atrito muito grande", afirma o especialista.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.