25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
09/01/2022

Queiroga anuncia distribuição de 28,2 milhões de testes de antígeno para Covid-19 em janeiro

Foto: Reprodução

Ministro da Saúde divulgou a informação em suas redes sociais. Escassez de testes dificulta verificar situação da pandemia no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em suas redes sociais no sábado (8) que a pasta vai distribuir mais de 28,2 milhões de testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 em janeiro.

 

O Brasil vive uma uma nova onda de infecções da doença. Nesta sexta-feira (7), o país registrou 53.419 novos diagnósticos da Covid-19 e 148 mortes. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 23.338 — a maior registrada desde 24 de setembro do ano passado (quando estava em 32.038).

 

Apesar do aumento, o país ainda enfrenta dificuldades de traçar um quadro exato da situação da pandemia no país devido à escassez de testes e ao recente apagão de dados oficiais.

 

Veja também 

 

Fiocruz pede atenção à oferta de leitos diante do avanço da Ômicron

 

Vacinação contra a Covid-19 contará com 12 pontos de atendimento neste sábado (08/01)

"O Ministério da Saúde vai distribuir mais 28,2 mi de testes rápidos de antígeno para detecção da COVID-19 ainda em janeiro. Nas próximas duas semanas serão 13 milhões. Desde setembro, distribuímos 31,6 milhões de testes rápidos para os Estados e municípios. Todos os pedidos estão atendidos", diz a publicação.

 

O teste de antígeno tem um resultado rápido, cerca de 15 minutos. No entanto, especialistas alertam que um resultado negativo nesse tipo de exame não significa que a pessoa não está com a Covid-19, principalmente, se ela apresentar sintomas gripais.

 

De acordo com o infectologista da rede de saúde integrada Dasa e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, se a pessoa apresentar sintomas e receber um teste negativo, o ideal é confirmar o resultado com um teste PCR ou repetir o teste de antígeno em 1 ou 2 dias.

 

"Um teste de antígeno negativo numa pessoa sintomática não afasta o diagnóstico. É melhor a pessoa repetir ou um PCR, para ter mais certeza, ou um teste de antígeno 24 horas depois", disse Chebabo.

 

Apagão de dados


Em dezembro, o Ministério da Saúde informou ter sofrido um ataque hacker. O site da pasta e o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A partir de então, estados e municípios passaram a enfrentar dificuldades para extrair informações sobre a doença dos sistemas oficiais. A divulgação dos dados só começou a ser normalizada nesta terça-feira (4). 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.