29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
11/08/2019

Raio-X: tudo sobre o Brusque, rival do Manaus na luta pelo título inédito da Série D

Foto: Divulgação

Quadricolor, assim como o Gavião, busca o primeiro título nacional de sua história. Times se encontram pelo primeiro jogo da decisão neste domingo, em SC, enquanto a volta é no dia 18

Depois de eliminar o Caxias-RS e alcançar o primeiro - e principal - objetivo, o tão sonhado acesso à Série C do Brasileiro, e passar também pelo Jacuipense-BA, nas semifinais, o Manaus agora visa um título inédito para o Amazonas na Série D.

 

O obstáculo, porém, é o Brusque, que também pensa em entrar para história de Santa Catarina como primeiro campeão da Série D. O Gavião do Norte está a dois jogos do caneco. O primeiro será neste domingo, em Brusque. A volta será no dia 18 de agosto, na Arena da Amazônia.

 

Quer descobrir o que vem pela frente? O GloboEsporte.com montou um raio-X com todas as informações sobre o Bruscão. Confira abaixo.

 

Veja também

 

Basquete do Amazonas estreia com vitórias na Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros, em Manaus

 

Arqueira indígena amazonense disputará o bronze nos Jogos Pan-Americanos 2019

 

Campanha na Série D


O Brusque fez uma primeira fase praticamente perfeita, melhor até do que a do Manaus, com 83% de aproveitamento em um grupo (A15) que continha Boavista-RS, Gaúcho-RS e Foz do Iguaçu-PR. O Marreco venceu cinco dos seis jogos, perdeu a outra e avançou na liderança, com 15 pontos.

 

Brusque venceu todas as partidas em casa â?? Foto: Lucas Gabriel Cardoso / Brusque FC

 

Da segunda fase em diante, a equipe catarinense sobrou, principalmente em casa, aonde não leva um golzinho sequer há cinco jogos. Passou sem grandes sustos pelo Hercílio Luz, após um empate e uma vitória, a eliminou Boavista-RJ e Juazeirense-BA, graças ao desempenho irretocável no estádio Augusto Bauer.

 

Contra os cariocas, empatou o primeiro jogo, fora, em 1 a 1, mas venceu em Brusque por 3 a 0. Contra os baianos, perdeu a primeira partida, por 1 a 0, e atropelou na volta, em casa, por 4 a 0. A classificação contra o Ituano-SP veio nos pênaltis: revés por 2 a 0 em São Paulo e vitória pelo mesmo placar em Santa Catarina.

 

Estadual 2019


Brusque ficou apenas na sexta colocação do Catarinense â?? Foto: Ricardo Artifon/Concórdia

 

Campeão catarinense uma única vez, no longínquo ano de 1992, o Brusque fez uma campanha apenas regular em 2019. Terminou na sexta colocação, com 20 pontos, eliminado ainda na primeira fase. Venceu cinco, empatou cinco e perdeu oito. O campeão foi o Avaí, que venceu a Chapecoense nos pênaltis.

 

Time base


Assim como o Manaus, o Marreco manteve o técnico desde o início da competição: Waguinho Dias. O treinador, porém, é o terceiro do ano. Antes dele, Paulo Baier e Marcelo Caranhato chegaram a assumir a comissão técnica durante o estadual.

 

Waguinho costuma repetir as escalações quando possível, normalmente na formação 4-3-3, com Thiago Alagoano e Jefferson abertos pelas pontas, e Junior Pirambu, artilheiro da Série D, como referência.

 

Um problema que vem dando dor de cabeça, porém, é a falta de condição física de dois atletas que eram considerados titulares até há pouco tempo; o goleiro Zé Carlos e o zagueiro Ianson. Vindos de lesão, a dupla vem sendo substituída por Dida e Magrão, respectivamente.

 

Time base do Brusque â?? Foto: GloboEsporte.com

 

Fique de olho


Edilson (LAD): Aos 24 anos, participou de 13 dos 14 jogos do Brusque na Série D, sem nenhum gol marcado, mas eficiente nas assistências. É uma das peças importantes no esquema do técnico Waguinho Dias e tem muita facilidade no apoio. Na temporada, tem 30 jogos, todos como titular, sendo que apenas duas vezes foi substituído neste período. A constância chamou atenção da Ponte Preta, que já conta com o atleta depois que acabar a quarta divisão.

 

Edilson está fechado com a Ponte Preta â?? Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
 

Thiago Alagoano (ATA): Mais experiente, aos 30 anos, o atacante de 1,71m é destro e não tem preferência por nenhum dos lados, tanto que cai pelos dois durante os jogos. Ao lado de Jefferson, outro atacante de velocidade, e Junior Pirambu, legítimo camisa 9, inferniza as defesas adversárias. Só este ano já fez nove gols, sendo sete na Série D, e tem 15 jogos pelo time do Vale do Itajaí.


Thiago Alagoano tem sete gols na Série D e nove no ano â?? Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

 

Junior Pirambu (ATA): Aos 25 anos recém-completados, já que fez aniversário no dia 3 de agosto, o atacante chamou atenção do Brusque após se destacar no Metropolitano no Catarinense. Pelo Bruscão, já foi responsável por oito dos 27 gols anotados na Série D. No ano, já fez 14, sendo os outros seis no estadual. Destro, ele mede 1,83m e pesa 90kg.


Pirambu já soma 14 gols na temporada â?? Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Fotos: Lucas Gabriel Cardoso / Brusque FC

Histórico na Série D


Fundado há 31 anos, o Quadricolor disputa a Série D pela sexta vez. A estreia foi durante a primeira edição do torneio, em 2009, sem muito brilho. Antes de 2019, quando conseguiu o acesso, a melhor campanha havia sido um simplório 20º lugar, em 2017. Ou seja: nunca havia passado da segunda fase.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Além de 2009, 2017 e 2019, o Bruscão participou das edições de 2011, 2016 e 2018. O time catarinense, vale dizer, ainda soma uma participação na Série C, em 1988, e outra na Série B, em 1989.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.