24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
31/10/2020

Reencontrada espécie de aranha que não era vista há 27 anos na Inglaterra

Foto: Reprodução

A "Alopecosa fabrilis" está classificada como “criticamente ameaçada” de extinção e, até hoje, só foi observada em três regiões do país

Desde 1993, uma rara espécie de aranha não era mais vista na Inglaterra. Classificada como “criticamente ameaçada” pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN Red List), o aracnídeo pertence à espécie Alopecosa fabrilis, popularmente conhecida como Grande Aranha-Raposa (em tradução livre do inglês, Great Fox-Spider).

 

Agora, 27 anos após a última observação, especialistas do Surrey Wildlife Trust, entidade de conservação ambiental da Inglaterra, reencontraram o animal em uma área de treinamento do Ministério da Defesa em Surrey, no sudeste do país. Até hoje, a espécie só foi vista em outros dois lugares, ambos em Dorset, no sudoeste inglês.

 

Segundo o Surrey Wildlife Trust, essas aranhas vivem no solo e têm hábitos principalmente noturnos. Para tentar encontrá-las, o ecologista Mike Waite passou muitas horas dos últimos dois anos caminhando com uma tocha durante a noite. Até que finalmente identificou filhotes, a princípio de espécie não identificada, e depois diversos machos e uma fêmea da Alopecosa fabrilis. A fêmea media 55 milímetros de diâmetro, incluindo suas pernas. “Estou naturalmente nas nuvens por ter finalmente provado que a Grande Aranha-Raposa continua existindo no Reino Unido”, comentou Waite, em nota.

 

Veja também


Algumas cobras podem ver no escuro usando eletricidade, aponta estudo

 

Você tem o costume de estalar os dedos? Veja porque você deve parar imediatamente de fazer isso

Até hoje, a Grande Aranha-Raposa foi vista em apenas três regiões da Inglaterra (Foto: Reprodução/surreywildlifetrust.org)

 

Com excelente visão noturna, camuflagem e agilidade, essa aranha é uma das maiores dentre as aranhas-lobo da família Lycosidae. Por seus hábitos noturnos e de caça, essa turma foi batizada em homenagem aos lobos. As Alopecosa fabrilis contam com oito olhos em volta da cabeça (ou cefalotórax). Ao capturar suas presas (que incluem formigas, besouros e aranhas menores), elas as imobilizam ao injetar um veneno que liquidifica os órgãos internos. Daí ela usa suas quelíceras (apêndices articulados usados para segurar e se defender, por exemplo) para devorar a comida.

 

As aranhas Alopecosa fabrilis contam com oito olhos na cabeça (Foto: Reprodução/surreywildlifetrust.org)

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“O prefixo ‘grande’ não parece fazer justiça, talvez devesse ser fabulosa ou fantástica aranha-raposa”, disse o naturalista Nick Baker, presidente da Sociedade Aracnóloga Britânica, também em comunicado. “É tão linda quanto uma aranha pode ser, é grande e agora oficialmente membro da fauna britânica novamente”, comemorou.

 

Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.