28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
19/07/2019

Reformulação na CMM é destacada por presidente Joelson Silva em entrevista ao vivo

Foto: Robervaldo Rocha / Dircom / CMM

Presidente da Casa, Joelson Silva (PSDB)

A reformulação que começou a ser feita no início deste ano pela atual gestão da Câmara Municipal de Manaus (CMM) – que abrange desde a criação de salas próprias para comissões, ao funcionamento da Rádio Câmara Cidadã – foi destacada pelo presidente da Casa, Joelson Silva (PSDB), na manhã desta quinta-feira (18), em um dos sites de grande repercussão política local: o BNC.

 

Durante aproximadamente uma hora de transmissão ao vivo, o parlamentar pôde ser acompanhado pela população, por meio dos canais youtube e facebook, e aproveitou para falar de vários assuntos, inclusive, do Termo de Cooperação Técnica firmado com o Senado Federal, que, em breve, irá viabilizar a liberação do sinal de canal aberto digital da TV CMM, no canal 55.4, da TV Senado.

 

Joelson Silva também ressaltou a discussão que será feita nesse segundo semestre na CMM, para votar a Lei Orçamentária Anual (LOA), e que vai reger o último ano da gestão do prefeito Arthur Neto. Na opinião do presidente, o assunto está entre os mais importantes do segundo semestre na Câmara.

 

Veja também 

 

Bola da Suframa será parcialmente interditada nesta segunda-feira, 15/7, para obra de recuperação


Governo do Amazonas libera R$ 18,3 milhões a fornecedores de medicamentos

 

“Na minha concepção vai ser a matéria mais importante nesse segundo semestre. Tem até outubro para chegar, e teremos um prazo para analisar. É provável que venha com diferença, com mais investimento em infraestrutura”, observou.

 

O presidente informou, ainda, que as comissões itinerantes voltadas para a Defesa do Consumidor (Comdec) e de Defesa da Mulher começam a receber atenção especial do poder legislativo municipal, e passam a funcionar em salas próprias.

 

Em março, a Comdec ganhou uma nova estrutura, com guichês para atendimento individual e salas para realização das audiências de conciliação. Segundo Joelson Silva, as pessoas que se dirigem ao local são encaminhadas para os órgãos competentes, mas o trabalho está nas ruas, linkado com os serviços que são prestados por essas instituições.

 

“Essa questão de violência contra a mulher, ao invés de diminuir tem aumentado. Os números estão cada vez mais crescentes, por isso precisamos estar cada vez mais próximos da população, para tentar buscar soluções para esses problemas”, frisou.

 

Joelson Silva também falou da inauguração da Rádio Câmara Cidadã, que começou a funcionar em junho em 105.5 MHz. O canal compartilha sua grade de programação com a Câmara dos Deputados, por meio de conteúdo local, notícias do parlamento municipal e notícias transmitidas diretamente da Câmara de Brasília.

 

Transporte

 

Questionado sobre o assunto transporte coletivo em Manaus, o presidente disse que a CMM também trabalha na criação de um slogan de identificação própria, para que tenha o poder fiscalizador nos terminais de ônibus, por exemplo.

 

“O transporte coletivo já é um gargalo e temos feito muitos debates com o interesse de colaborar com a questão. É um problema que acontece em várias cidades. No Rio, por exemplo, o BRT está quase entrando em colapso. Não é tão simples ter um transporte coletivo de qualidade, mas creio que a CMM cumpre o seu papel de fiscalizar e exigir melhorias no sistema. Já fizemos reuniões com o prefeito, para buscar soluções”, destacou Joelson Silva.

 

Aplicativos

 

Sobre a regulamentação do transporte por aplicativos, o presidente ressaltou que, das 41 emendas discutidas, nove foram aprovadas no primeiro semestre pela CMM.

 

“Foram realizadas três audiências públicas. Fui muito contestado, porém, todos tiveram a oportunidade de falar, todas as entidades ligadas a esse tipo de plataforma. Fomos para a votação, com a galeria tranquila observando, diferentemente de outras câmaras pelo País. Fizemos uma lei que é considerada pelos próprios aplicativos como uma das melhores do Brasil”, ressaltou.

 

Painel Eletrônico

 

Joelson Silva também destacou sobre o novo Painel Eletrônico, que está previsto para entrar em funcionamento até o próximo mês de agosto; sobre as Eleições de 2020; Reforma da Previdência e adesão da CMM ao Polo Tecnológico de Manaus.

 

“Tivemos uma audiência pública ontem (quarta-feira), com representantes da sociedade civil. O objetivo é dar encaminhamento para conseguir fazer o polo de tecnologia. A CMM sai na frente disso. Precisamos ressaltar o esforço do vereador Ewerton Wanderley (PHS), do senador Plínio Valério (PSDB) e dos deputados Felipe Souza (Patriota) – atual presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil 200 no Amazonas – e João Luiz (PRB), ambos egressos da Casa. Cidades como Recife e São Paulo já implantaram mais de 600 empresas desse modal, gerando emprego e renda. A iniciativa irá contribuir muito para a geração de empregos em Manaus e em todo o estado do Amazonas”, destacou.

 

Zona Franca

 

O presidente encerrou a entrevista fazendo uma referência ao senador Jorge Cajuru (PSB-GO) e as discussões no Senado, que também interessam diretamente ao povo amazonense.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

“Fui citado pelo Cajuru, quando fui na agenda em Brasília, para tratar do sinal aberto da TV Senado. Fui até o plenário, onde fiquei até a noite acompanhando as atividades do parlamento. E aí, o Cajuru, que estava presidindo a sessão, fez referência à minha presença. Foi importante, porque eu estava marcando presença, mesmo como ouvinte, nas discussões relacionadas à Previdência. Torcemos que essa questão seja logo aprovada, para que sejam discutidos também os assuntos relacionados à Reforma Tributária, momento em que também se discutirá a sobrevivência da Zona Franca de Manaus”, disse.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.