28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
15/02/2020

Regime de Maduro inicia exercícios militares na Venezuela: 'Escudo Bolivariano'

Foto: Reprodução

Um dia antes, Nicolás Maduro acusou o presidente Jair Bolsonaro de

O regime de Nicolás Maduro na Venezuela iniciou neste sábado (15) uma série de exercícios militares que receberam o nome de "Escudo Bolivariano 2020". Segundo o governo chavista, mais de 2,3 milhões de combatentes participam dos treinamentos em todo o país.

 

Em uma série de postagens nas redes sociais, Maduro afirmou que os exercícios são uma mensagem contra "o abuso obsessivo e criminoso" do governo dos Estados Unidos. 

 

"Estamos dando uma mensagem clara ao mundo de dignidade e coragem, diante do abuso obsessivo e criminoso do governo dos EUA contra o povo venezuelano", escreveu Maduro.

 

Veja também

 

Maduro acusa Bolsonaro de arrastar Brasil para conflito armado com Venezuela

 

Maduro diz que combaterá 'ameaça violenta' de Trump com 'Socialismo cristão'

Neste sábado, o governo norte-americano repudiou a prisão em Caracas de um tio do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó acusado de transportar explosivos em um voo de Portugal para a Venezuela — mesmo autoridades portuguesas negaram que isso tenha ocorrido.

 

Militares fazem treinamento em Caracas, na Venezuela, neste sábado (15) — Foto: Matias Delacroix/AP Photo

 

Civis assistem a treinamento militar em Caracas, na Venezuela, neste sábado (15) — Foto: Matias Delacroix/AP Photo

 

Blindado percorre as ruas de Caracas, na Venezuela, durante exercício militar neste sábado (15) — Foto: Manaure Quintero/Reuters

 

Militar aponta rifle em treinamento militar em Caracas, na Venezuela, que começou neste sábado (15) — Foto: Manaure Quintero/Reuters

 

Imagens da televisão estatal mostraram lançadores de morteiros e soldados em ação com blindados e outros veículos militares em Caracas.

 

O ministro da Defesa do governo chavista, Vladimir Padrino, supervisionou o início dos exercícios. "Em tempos de conflito, temos que assegurar não somente a defesa, mas também a alimentação, a produção, a vida dos cidadãos, das crianças, dos serviços públicos... É uma combinação de ações", disse.

 

Maduro acusa Bolsonaro

 

Maduro fala em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14) — Foto: Reuters/Fausto Torrealba

 

Os exercícios militares ocorrem um dia depois de Maduro dizer que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, "está arrastando as forças militares do Brasil para um conflito armado contra a Venezuela ao amparar um grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano". O Planalto não comentou a acusação.


Maduro se referia ao assalto de militares desertores contra um destacamento da Força Armada venezuelana no estado Bolívar, na fronteira com o Brasil, em 22 de dezembro. Na ocasião, um agente morreu e fuzis e lançadores de foguetes foram roubados. Seis militares foram presos e cinco pediram refúgio no Brasil.

 

Guaidó pede 'mobilização'

 

Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela, participa de coletiva de imprensa em Caracas neste sábado (15) — Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Fotos: Reprodução

 

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, fez um balanço sobre a viagem internacional feita em comitiva pela Europa e pelos Estados Unidos — onde, inclusive, participou do discurso sobre o Estado da União proferido por Donald Trump.

 

Em mensagem publicada nas redes sociais, Guaidó pediu a aliados que continuassem a exercer pressão contra o regime de Maduro. "Venezuelanos, temos a estratégia, o compromisso do mundo e as ferramentas para ir adiante. Aumentaremos a pressão até onde seja necessário", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"Devemos atuar em conjunto. Peço confiança, vamos assumir nosso rol de mobilização", completou Guaidó.

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.