28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/07/2019

Reino Unido considera apreensão de navio pelo Irã um ato hostil e promete sérias consequências

Foto: Stena Bulk

O petroleiro Stena Impero, capturado pela Guarda Revolucionária do Irã

O Reino Unido chamou de ato hostil a apreensão de um petroleiro britânico pelo Irã no Golfo neste sábado (20) e afirmou que o ato terá "sérias consequências" se não for resolvido logo.

 

O país persa afirmou que o barco foi capturado após uma colisão com um pesqueiro. A resposta do Reino Unido representa uma rejeição da explicação de Teerã.

 

A secretária de Defesa britânica, Penny Mordaunt, considerou o incidente um ato hostil.

 

Veja também

 

Francês de 72 anos atravessa o Atlântico em um tonel sem motor, levado pelas correntes e pelo vento

 

Mortos em incêndio no Japão chegam a 33, dizem bombeiros

 

O secretário de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disse que expressou sua extrema decepção em uma ligação telefônica ao seu equivalente iraniano, Mohammad Javad Zarif.

 
Zarif disse a Hunt que o navio deve passar por um processo legal antes de ser liberado, segundo a agência de notícias iraniana Insa.

 

Hunt também afirmou que, sem uma solução rápida, haverá "sérias consequências" –ele rejeitou, no entanto, uma resposta militar.


O Reino Unido convocou o encarregado de negócios iraniano em Londres.

 

Países ocidentais repreendem o Irã


A ação da Guarda Revolucionária Iraniana foi vista pelo Ocidente como a maior hostilidade em três meses de confrontos que levaram Irã e Estados Unidos à beira da guerra.

 

Em uma rede social, o ministério de Relações Exteriores da Alemanha descreveu o ato como uma interferência injustificável na navegação comercial, perigosa por representar uma possibilidade de escalada em uma situação que já é tensa.

 

O ministro de Relações Exteriores da França disse que condena fortemente a apreensão, e se solidarizou com o Reino Unidos, de acordo com a agência Reuters.

 

Barco iraniano foi apreendido em Gibraltar


O incidente ocorreu duas semanas após o Reino Unido apreender um petroleiro iraniano em Gibraltar, acusado de violar sanções contra a Síria, um ato que despertou ameaças iranianas de retaliação.

 

Um porta-voz da Guarda Revolucionária Iraniana, General de Brigada Ramezan Sharif, disse que Teerã havia apreendido o navio no Estreito de Ormuz apesar da “resistência e interferência” de um navio de guerra britânico que estava escoltando-o.

 

A agência de notícia iraniana Fars disse que a Guarda tomou o controle do Stena Impero após o navio ter colidido com um barco de pesca iraniano e ignorado um pedido de ajuda.

 

O navio, que não carregava cargas, foi levado ao porto iraniano de Bandar Abbas. Ele deverá permanecer lá, com seus 23 tripulantes - 18 deles indianos - enquanto o acidente é investigado, disseram as agências de notícias iranianas.

 

EUA enviam tropas à região


O exército norte-americano autorizou o envio de militares e equipamentos dos Estados Unidos à Arábia Saudita. O governo saudita, aliado de Washington, autorizou a ação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, a medida foi tomada para lidar com "ameaças críveis e crescentes". 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.