28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
14/01/2021

Reino Unido decide barrar viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por nova variante do coronavírus

Foto: Reprodução

A proibição, anunciada nesta quinta-feira (14) passa a valer a partir de sexta (15).

O Reino Unido decidiu barrar viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta de uma nova variante do coronavírus. A proibição, anunciada nesta quinta-feira (14) pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, passa a valer já na sexta (15).

 

"Tomei a urgente decisão de proibir as chegadas (...) após a evidência de uma nova variante no Brasil", disse Shapps em uma rede social.

 

Ele justificou a suspensão de viagens entre Portugal e o Reino Unido por conta de suas "fortes ligações com o Brasil", e disse que é uma forma de "reduzir o risco de importar infecções". O transporte de mercadorias e produtos essenciais entre os dois países será mantida com uma permissão especial.

 

Veja também 

 

EUA e China passam de 10 milhões de vacinas de Covid aplicadas

 

EUA: entenda o que é 'impeachment tardio' e por que ele é temido por Trump

Veja quais são os países afetados:

 

Argentina


Brasil


Bolívia


Cabo Verde


Chile


Colômbia


Equador


Guiana Francesa


Guiana


Panamá


Paraguai


Peru


Portugal


Suriname


Uruguai


Venezuela


A medida não vale para cidadãos britânicos que queiram voltar para a casa ou para estrangeiros com permissão de residência no Reino Unido, no entanto, o ministro de Transportes explicou que todos os viajantes que passarem por esses países deverão fazer um isolamento obrigatório de dez dias.

 

Uma decisão anterior do governo britânico já previa a obrigatoriedade de testes negativos para viajantes vindos do exterior que desembarcassem na Inglaterra ou na Escócia – incluindo cidadãos do país. A medida também passa a valer em 15 de janeiro.

 

Variante encontrada no Brasil


Na quarta, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já havia dito que o país buscava formas de se proteger de 'variante brasileira' do coronavírus.

 

Johnson se referiu a uma variante encontrada no estado do Amazonas e que foi registrada em viajantes que passaram pela região e retornaram ao Japão.

 

Segundo o escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Amazônia, as amostras detectadas podem ter evoluído de uma linhagem viral que circula na região desde abril do ano passado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

As sequências genéticas vistas nas amostras têm um número incomum de alterações, além daquelas na proteína S – que forma a coroa do vírus –, que se assemelham ao padrão observado em linhagens do Reino Unido e da África do Sul. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.