19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/03/2020

Reserva da Biosfera da Amazônia Central tem plano de ação atualizado para otimizar ações ambientais

Foto: Divulgação

Oficina participativa reuniu representantes da Sema e Unesco para inserir novas áreas protegidas no planejamento de atividades de conservação

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central passou por uma atualização na última quarta-feira (11/03). A revisão foi validada pelo Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (Cerbac), durante uma oficina participativa na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O encontro serviu para adequar o plano de atividades à nova área da reserva e executar um cronograma de ações ambientais.

 

Reserva da Biosfera é um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais, a poluição atmosférica, o efeito estufa, entre outros.

 

Cada reserva é uma coleção representativa dos ecossistemas característicos da região onde se estabelece, privilegiando o uso sustentável dos recursos naturais nas áreas assim protegidas.

 

Veja também 

 

Amazonas atualiza Plano de Contingência para enfrentamento do Covid-19

 

Polícia Civil prende indivíduo envolvido em agressão a jovens ocorrido em um bloco de carnaval, no bairro Flores

 

Segundo a secretária executiva adjunta da Sema, Christina Fischer, a aprovação do novo Plano de Ação para a Reserva da Biosfera da Amazônia Central proporcionará medidas mais efetivas para o desenvolvimento sustentável, integrado às políticas públicas do meio ambiente no Amazonas.

 

“A Reserva da Biosfera da Amazônia Central, no ano que vem, completa 20 anos, e este é um momento ideal para fazermos uma adequação no plano de ação, com prioridade para este ano de 2020. O intuito do encontro também foi compartilhar conhecimento sobre a gestão territorial nas reservas e como elas funcionam como instrumento de gestão ambiental”, destacou a secretária adjunta da Sema.

 

O Plano de Ação para a Reserva da Amazônia Central foi adaptado à realidade brasileira, tomando como referência o plano estabelecido para Reservas da Biosfera da cidade de Lima, no Peru.

 

Foto: Lucy Rocha

 

No contexto amazônico, o plano é um instrumento elaborado de maneira integrada, entre os gestores dos territórios e membros do Cerbac, para a efetividade da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região.

 

O presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e representante da América Latina e Caribe na Comissão Mundial da Reserva da Biosfera na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Clayton Lino, explicou que o plano de ação da Reserva da Biosfera irá atender o novo desenho do território, com a inclusão de novas áreas protegidas criadas depois da elaboração do primeiro Plano de Ação.

 

“A grande discussão do encontro é termos uma plataforma mínima com informações atualizadas sobre a rede brasileira de reservas da biosfera e os planos de ação de caráter geral. Fizemos um intercâmbio de informações para adequar os limites da própria Reserva da Biosfera da Amazônia Central e o seu zoneamento”, destacou Lino.

 

Reserva da Biosfera da Amazônia Central – Aprovada em 2001, a Reserva da Biosfera da Amazônia Central faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco. A reserva está localizada na área do Projeto Corredor Ecológico Central da Amazônia, no interior do estado do Amazonas, que abriga um conjunto de áreas protegidas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

No Brasil existem sete Reservas da Biosfera reconhecidas: Pantanal, Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço. Essas reservas desempenham o papel de promover a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, assim como incentivar o conhecimento científico e tradicional em cada região.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.