16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/05/2022

Restaurantes do McDonald's começam a ser desmontados na Rússia

Foto: Reprodução

Rede norte-americana, cuja chegada em Moscou foi um dos marcos do fim da URSS, anunciou na semana passada retirada total de suas operações em território russo. Lanchonetes foram vendidas a empresário local, que trocará o nome da rede.

Um dos maiores símbolos do capitalismo dos Estados Unidos começou a ser retirado da Rússia nesta segunda-feira (23).

 

Depois de três décadas no país, o McDonald´s, a rede de fast food norte-americana que conquistou os consumidores russos, iniciou o processo de desmontagem de seus restaurantes russos. Na semana passada, a rede anunciou a retirada total de suas operações na Rússia, em represália pela invasão do país à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

 

Nesta manhã, arcos com o logotipo do McDonald´s foram retirados de restaurantes do grupo em Khimki, nos arredores de Moscou.

 

Veja também

 

Primeiro julgado por crimes de guerra, soldado russo é condenado à prisão perpétua na Ucrânia

 

Ucrânia descarta negociar cessar-fogo ou conceder territórios à Rússia

 

Homem senta ao lado de arco do logotipo e placa com o nome do McDonald´s serem desmontados em restaurante da rede nos arredores de Moscou — Foto: Lev Sergeev/ Reuters


Em março, dias após o início da guerra, o McDonald's anunciou o fechamento temporário de seus 850 restaurantes na Rússia e a suspensão de todas as suas operações no país, seguindo o passo de várias multinacionais que decidiram se distanciar de Moscou após a invasão russa da Ucrânia.

 

Loja do McDonald´s em São Petersburgo, em imagem de março de 2022 — Foto: Anton Vaganov/Reuters

Fotos: Reprodução

 

Na semana passada, no entanto, o grupo anunciou o encerramento definitivo de suas operações no país, marcando o fim de uma trajetória de três décadas do restaurante no país. Na época, a chegada do McDonald´s foi um dos marcos do fim da União Soviética. A primeira loja da rede foi inaugurada também na capital russa, por onde o grupo deu início ao processo de desmontagem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A rede, que empregava 62 mil funcionários na Rússia, chegou à Rússia logo após a queda do muro de Berlim e foi um dos maiores símbolos do alívio das tensões da guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, que entraria em colapso em 1991. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.