16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
17/10/2019

Ricardo Nicolau homenageia gestora de colégio medalhista mundial de matemática

Foto: Divulgação

Gestora do CMPM 5 foi condecorada com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional da Aleam.

 Por indicação do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), a gestora do Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM 5), tenente-coronel Jadna Barros, recebeu nesta quarta-feira, 16 de outubro, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”.

 

A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a 34 profissionais da Educação que contribuíram de forma relevante para a área.

 

 

Destaque entre os colégios sob gestão militar, o CMPM 5 figurou entre as três escolas estaduais com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Pela primeira vez, alunos da unidade representaram o Amazonas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, realizada este ano no Japão.

 

Veja também

 

Combate ao suicídio na ‘Ponte Rio Negro’ é debatido na Aleam

 

Seduc garante nomeação de aprovados no concurso 2018

 

O grupo conquistou medalhas de Prata e de Bronze após disputarem com estudantes do mundo inteiro.

 

Visualização da imagem

 

 

Para Ricardo Nicolau, as conquistas recentes da unidade de ensino fazem por merecer o reconhecimento do Poder Legislativo. “Nada mais justo que a Assembleia reconhecer os esforços do CMPM 5 através de sua direção, na pessoa da tenente-coronel Jadna. Este é o critério que todo ano eu tenho utilizado para homenagear aqueles profissionais que, de fato, se empenham em favor da Educação do nosso Estado”, salientou o deputado.

 

 

Emocionada, a tenente-coronel estendeu a homenagem do parlamento a toda a comunidade escolar do CMPM. “Com muito orgulho, estou aqui representando todos os colégios da Polícia Militar. A comunidade do CMPM 5, com sua equipe de professores, funcionários e policiais, se sente muito honrada por este momento e só tem a agradecer ao deputado Ricardo Nicolau pela iniciativa”, declarou.

 

Visualização da imagem

Fotos: Reprodução

 

 

No cargo desde 2016, Jadna Barros foi a primeira Oficial feminina a assumir a gestão de um colégio da PM no Amazonas. O CMPM 5 é atualmente o segundo maior da América Latina em quantidade de alunos – são mais de 5,6 mil matriculados. Além de compor os quadros da corporação há 25 anos, a tenente-coronel possui diploma do curso de Magistério.

 

 

Na cerimônia de entrega da medalha, Ricardo Nicolau foi representado pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB).

 

 

Currículo – Jadna dos Santos Barros nasceu em 17 de abril de 1974 na cidade de Alenquer (PA). É casada e tem dois filhos. Mudou-se ainda na infância para Parintins, onde concluiu os estudos. Em 1995, ao completar 18 anos, passou a residir em Manaus, onde foi aprovada no concurso público de ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas.

 

 

Fez parte da primeira turma de Oficiais Femininas formada pela Academia de Polícia General Edgar Facó, em Fortaleza (CE). No mesmo ano em que concluiu o curso de três anos de duração, em 1997, graduou-se também como Bacharel em Segurança Pública pela mesma instituição militar cearense.

 

 

De volta ao Amazonas, Jadna Barros comandou o Corpo de Alunos do CMPM 1 (Petrópolis) de 2007 a 2011. Depois, passou a chefiar o setor pedagógico da unidade até 2012, quando foi nomeada subdiretora. Ocupou a função até 2016, ano em que foi nomeada gestora do CMPM 5 (Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano), localizado no Parque das Laranjeiras.

 

 

Adepta a uma gestão participativa, a tenente-coronel foi responsável por fazer o CMPM 5 ser avaliado em 2017, pela primeira vez, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do Ministério da Educação. O colégio se destacou ao ter ficado entre as dez maiores notas da rede estadual nos níveis Fundamental I e II e Ensino Médio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

 

Sob a gestão de Jadna Barros, o CMPM 5 já aprovou mais de 100 estudantes em universidades estaduais, federais e até mesmo estrangeiras. Hoje, a escola tem o total de 5.680 alunos, 327 professores e 35 funcionários administrativos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.