29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
15/05/2021

Robô chinês Zhurong pousa em Marte para iniciar investigações no planeta

Foto: Reprodução

Mídia estatal confirmou chegada às 20 horas de Brasília. Sonda Tianwen 1 chegou à órbita do planeta em fevereiro deste ano. Veja outras missões que levaram robôs até o planeta vermelho.

A China anunciou através de sua mídia estatal que seu primeiro robô pousou nesta sexta-feira (14) na superfície de Marte, às 20 horas no horário de Brasília. O Zhurong — deus do fogo, na mitologia chinesa — será controlado remotamente.

 

Sonda Tianwen 1: alcançou a órbita de Marte em fevereiro deste ano e consiste em três elementos. Um deles é o módulo do robô que pousou nesta sexta.


Zhurong: o dispositivo está acoplado à sonda e tem 240 kg. O principal objetivo será observar a superfície de Marte.

 

Veja também

 

Missão chinesa: sonda Tianwen-1 pousa em Marte nesta sexta-feira

 

Novas imagens de Júpiter revelam características misteriosas do planeta

Pouso ousado: os cientistas reduziram a velocidade de entrada, que é de 20 mil km/h, para praticamente a velocidade com que um ser humano caminha na hora de "baixar as rodas".


O pouso durou sete minutos e transformou a China no segundo país a tocar o solo marciano com sucesso, após os EUA, em 1976. A então União Soviética chegou a ter um equipamento que pousou em Marte antes, a Mars 3, em 1971, mas a comunicação foi perdida definitivamente apenas após alguns segundos.

 

Desde 1960, mais de 40 missões espaciais foram até Marte. Até agora, no entanto, menos da metade delas teve sucesso, e apenas os Estados Unidos conseguiram operar os dispositivos. Ou seja: a China se torna o segundo país a operar um robô no planeta vermelho.

 

Perseverance


Em fevereiro deste ano, a agência espacial americana (Nasa) conseguiu pousar em Marte com o robô Perseverance. Ele é o quinto veículo a ter sucesso na chegada até o planeta.

 

Perseverance é o maior e mais complexo veículo já enviado a Marte. Pesa uma tonelada e está equipado com um braço que mede mais de dois metros.

 

No mês passado, durante esta missão, a Nasa voou brevemente um pequeno helicóptero, o Ingenuity, em Marte. Tornou-se o primeiro veículo motorizado a sobrevoar outro planeta.

 

Esperança


A sonda Amal ("Esperança" em português, também conhecida como "Hope") foi a primeira enviada a Marte pelos Emirados Árabes Unidos. O lançamento ocorreu em julho de 2020, dias antes do envio da sonda chinesa Tianwen-1 e da americana Perseverance.

 

Amal, que está na órbita marciana desde fevereiro, foi projetada para descobrir os segredos do clima do planeta vermelho.

 

Foto divulgada pelos Emirados Árabes como a primeira de sua missão Esperança do palenta Marte — Foto: Reprodução/Twitter/ Mohammed bin Rashid Al-Maktoum

 

Schiaparelli


Em 2016, a sonda europeia Schiaparelli foi batizada em homenagem a um astrônomo italiano do século XXI, e caiu abruptamente em Marte. No entanto, a Europa conseguiu colocar sua sonda de exploração TGO em órbita.

 

A missão ExoMars russo-europeia, que estava programada para enviar um robô para perfurar o solo marciano no verão de 2020, foi adiada até 2022 por dificuldades técnicas exacerbadas pela atual pandemia de coronavírus.

 

Curiosity


O robô americano Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012. Ele é o único ainda ativo no planeta e demonstrou que Marte foi propício à vida microbiana em um passado distante e potencialmente habitável.

 

Na época, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a missão foi um "feito histórico" com a chegada à Marte. "Esse é um triunfo da tecnologia sem precedentes", disse em comunicado presidencial.

 

Em maio de 2008, Phoenix, outro aparelho americano, foi capaz de sondar o permafrost e confirmar a presença de água congelada.

 

Rover Curiosity, da Nasa, está em missão desde novembro de 2011 no planeta vermelho — Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

 

Spirit e Opportunity


Dois robôs geológicos americanos pousaram em janeiro de 2004 para uma missão que continuou em 2010 com Spirit e, em 2018, com Opportunity.

 

Ilustração mostra o jipe Opportunity em Marte — Foto: Nasa

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Este último, campeão da distância extraterrestre percorrida (45 km), enviou mais de 200 mil imagens à Terra e descobriu vestígios de ambientes úmidos.
 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.