28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
15/09/2022

Rosa Weber abre sessão do STF com discurso em homenagem ao Dia da Democracia: 'Valor inegociável'

Foto: Reprodução

Presidente do tribunal lembrou que democracia não é somente votar nas eleições e citou respeito às minorias. Ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE, disse que democracia também significa separação de poderes.

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu a sessão desta quinta-feira (15) com um discurso em homenagem ao Dia da Democracia.

 

"Considerando em especial que a defesa da jurisdição constitucional e da integridade da ordem democrática constitui o norte de nossa gestão, neste 15 de setembro, reafirmo a nossa fé em nosso regime democrático consagrado em nossa Constituição Federal, de que o STF tem a guarda por expresso comando constitucional", afirmou a presidente da Corte.

 

Para a ministra, democracia não é somente fazer escolhas diante das urnas nas eleições.Ela citou o respeito às minorias e a necessidade de fortalecer as instituições.

 

Veja também 

 

Na Presidência do STF, Rosa Weber mantém relatoria de orçamento secreto, aborto e perdão da pena de Silveira

 

Rosa Weber atende pedido da CPI da Covid e determina que PF continue apurações preliminares sobre conduta de Bolsonaro na pandemia

"Refletir sobre democracia não é mero exercício teórico, mas necessidade inadiável que a todos se impõe. Não se resume ela, a democracia, a escolhas periódicas, por voto direto, secreto e livre, de governantes. Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias, em especial as mais vulneráveis. É respeito às minorias, diálogos. Que saibamos todos defender a democracia enquanto valor inegociável e aperfeiçoá-la continuadamente fortalecendo as nossas instituições e o Estado Democrático de Direito", declarou.

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes, também disse na sessão que democracia é o "único regime que permite ao povo exercer exatamente o que é do povo".

 

"A democracia não se resume à escolha de tempos em tempos dos representantes, ela significa mais do que isso. Significa espeito às instituições, aos direitos fundamentais, respeito à igualdade social, democracia significa respeito à separação de poderes", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Rosa Weber tomou posse como presidente na terça-feira (13). Na ocasião, ela já havia enfatizado a defesa de valores democráticos e do Estado de Direito.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.