28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
17/05/2022

Saúde mental: crises de ansiedade entre jovens preocupam especialistas

Foto: Reprodução

Após o abandono do distanciamento social e com a flexibilização das medidas tomadas para evitar a propagação da Covid-19, relatos de crises psicológicas em alunos têm se intensificado nas aulas presenciais.

 

As crises de ansiedade e angústia não têm idade. Atingem crianças, adolescentes e universitários. Em abril, chamou a atenção o caso de uma escola de ensino médio em Recife (PE), na qual mais de 20 alunos apresentaram quadro de estresse no retorno às aulas. Eles apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia.

 

Luiza Dela Pace Santos, de 19 anos, conta que sentiu falta de frequentar a escola. Mas, ao retornar para o cursinho, onde estuda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se sentiu angustiada: “Não sabia mais como eu reagiria ao redor de muitas pessoas”.

 

Veja também

 

Alimentação tem impacto importante na saúde mental

 

Saúde mental da população mundial continua em declínio, aponta estudo

 

Especialistas afirmam que é normal haver períodos de ansiedade ou depressão quando se enfrenta momentos de mudanças bruscas e muitas cobranças. “Não há como garantir que os quadros sejam passageiros, pois a sobrecarga emocional, resultante da pandemia, pode agravar essa situação”, afirma Letícia Macheone, psicopedagoga.

 

A pedagoga Angélica Maria Santos diz que é importante uma formação continuada dos educadores, pois eles são fundamentais no apoio aos estudantes: “Necessitam de conhecimento para trabalhar emoções, sentimentos e aflições. Devem, também, ter empatia, cuidado e escuta ativa”.

 

DICAS

 

Segundo a psicopedagoga Letícia Macheone, técnicas respiratórias voltadas para relaxamento, meditação e práticas de exercícios físicos podem ajudar alunos e professores no período de readaptação social.

 

Ao ser questionado pelo Metrópoles sobre um plano de assistência à saúde mental, o Ministério da Saúde afirmou que “o Programa Saúde na Escola (PSE) promove a articulação e a integração entre as equipes da educação básica e os profissionais de saúde da Atenção Primária, que desenvolvem as ações nas escolas, tornando o programa o principal do Sistema Único de Saúde que articula os dois setores”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Secretaria da Educação do DF (SEDF) informou que desenvolve os projetos Ciranda e Roda de Conversa, além de promover palestras sobre saúde mental que visam acolher e desenvolver as competências socioemocionais de alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.