28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/03/2020

Saiba como o coronavírus pode cair nos vestibulares e no Enem

Foto: Reprodução

Para professores ouvidos pelo R7 o tema deve ser abordado tanto em questões objetivas e como na redação

Com mais de 80.000 casos confirmados pelo mundo, o coronavírus é, sem dúvida, um assunto que preocupa a população em escala global neste início do ano. Para professores ouvidos pelo R7, o assunto também pode estar presente nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Detectado pela primeira vez em Wuhan, na China, em janeiro deste ano, o COVID-19 deixou o mundo em alerta com o perigo de sua infecção.

 

Para Edmilson de Castro, coordenador do Ensino Médio da Escola Viva, tanto questões objetivas quanto a redação podem estar relacionadas ao tema, mas com ênfase em aspectos mais específicos da doença.

 

Veja também

 

Universidade Nilton Lins há mais de 30 anos vem se consolidando como um dos maiores centros acadêmicos do Amazonas

 

Escola estadual homenageia 70 alunos aprovados nas universidades públicas do Amazonas

 

Como observa o coordenador de Biologia do Grupo Etapa, Daniel Berto, infectologia pode ser o assunto preferido nas questões de biologia, vale estudar o contágio, o ciclo de vida do vírus e as medidas de prevenção. A imunização de crianças e idosos e os efeitos do vírus no sistema respiratório também podem ser abordados.

 

O coronavírus pode surgir ainda como tema da redação. Neste caso, os professores orientam que é bom se manter informado através de jornais, revistas e portais de internet (acompanhe a cobertura especial do tema pelo R7). Ficar ligado em boletins de organizações de saúde e instituições governamentais como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde podem ajudar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os professores reforçam a necessidade dos educadores construírem uma 'ponte' entre o que está acontecendo no mundo e a sala de aula. "Por ser um assunto de saúde pública, é uma preocupação multidisciplinar", afirma Castro, da Escola Viva. E Berto, do Etapa, complementa: 'é fundamental que os professores forneçam o contexto da epidemia para o aluno, para que ele compreenda e estude o assunto profundamente'.


R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.