25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
21/09/2022

Saiba quem são as mulheres dos presidenciáveis e quais as suas trajétorias

Foto: Foto: Reprodução

Saiba mais sobre Michelle, Janja e Giselle

Rosângela Silva, a Janja, socióloga e esposa de Lula, trabalhou com desenvolvimento sustentável na Itaipu e chegou a assistente da direção da companhia. Também tem como pautas o direito dos animais e a maior participação de mulheres na política.

 

Natural de União da Vitória, cidade a 243 km da capital paranaense e localizada na divisa com Santa Catarina, Janja se mudou para Curitiba ainda na infância. Em 1990, ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná, conforme consta em seu perfil em uma rede social, e se especializou em História na mesma instituição.

 

Filiada ao PT desde 17 anos, a socióloga fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005 – à época, não havia concurso, e ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista. Na hidrelétrica, atuou como assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável.

 

Veja também

 

PESQUISADOR DO DATAFOLHA É AGREDIDO POR BOLSONARISTA NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Policial federal que foi carcereiro de Lula na prisão se torna seu segurança na campanha

 

 

Entre 2012 e 2016, ela atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Em 2016, voltou à Itaipu. Deixou oficialmente a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.

 

Entre suas pautas estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, ela postou:

 

"Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos".

 

 

Janja se apresenta nas redes sociais como "petista de carteirinha" e tem participado ativamente da pré-campanha do ex-presidente. Foi ela, por exemplo, que apresentou, no lançamento oficial da pré-candidatura, o conhecido jingle "Lula lá", em nova versão cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Martinho da Vila, Lenine, Maria Rita, Paulo Miklos e Zelia Duncan.

 

Trajetória de Michelle Bolsonaro antes e durante sua chegada ao governo.

  

 

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro nasceu na Ceilândia (DF), no dia 22 de março de 1982. Sua infância foi humilde. Morou em uma casa precária no quintal dos avós maternos e concluiu os estudos em escola pública.


Seu pai, cearense, trabalhava como motorista de ônibus e separou-se da sua mãe quando Michelle era ainda criança. Ambos progenitores formaram novas famílias e deram quatro irmãos à primogênita.

 
Para aumentar a renda da casa, Michelle Bolsonaro começou a trabalhar em empresas de eventos e inclusive se aventurou como modelo. Segundo declarou sua mãe, a mineira Maria das Graças, ao jornal Correio Brasiliense, uma missionária evangélica convenceu a filha a deixar a atividade.

 


Michelle de Paula frequentava a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), fundada por Silas Malafaia. Atualmente é membro da Igreja Batista Atitude, onde atua como intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A partir de então, Michelle ganhava a vida como demonstradora de alimentos. Esta também foi sua responsabilidade em uma vinícola gaúcha. Logo depois, conseguiu um emprego de secretária na Câmara dos Deputados.

 


A primeira-dama tem um tio surdo, com quem conviveu na infância, e daí seu interesse em aprender esta forma de comunicação. Antes de conhecer seu atual marido, o presidente Jair Bolsonaro, Michelle manteve um relacionamento com Marcos Santos da Silva, com quem teve uma filha: Letícia Marianna Firmo da Silva.

 

A vida com Jair Bolsonaro

  

 

O casamento civil com Jair Bolsonaro aconteceu em 2007, seis meses depois de Michelle ter começado a trabalhar como secretária do então deputado pelo Partido Progressista (PP). Em 2011, tiveram uma filha, Laura.


Michelle Bolsonaro quebrou o protocolo de posse de um presidente brasileiro, ao discursar em LIBRAS no parlatório do Palácio do Planalto. Desde que faz parte do governo, envolve-se em projetos de apoio a pessoas deficientes e com doenças raras.


Entre as poucas imagens em família publicadas pela primeira-dama nas redes sociais, esta é uma das mais recentes. Michelle posa com suas duas filhas, Laura e Letícia, em novembro de 2021.

 

Por sua vez, de acordo com o site Metrópoles, em julho de 2021, Michelle e Bolsonaro viviam uma crise, devido à má relação entre ela e os filhos dele.

 

Em agosto de 2020, a revista Crosoé e o jornal Folha de São Paulo revelaram que o ex-assessor parlamentar da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz, repassou um total de 89 mil reais à conta da primeira-dama brasileira. Michelle Bolsonaro voltou a ser centro das atenções em setembro de 2020, quando meios de comunicação como a Folha de São Paulo divulgaram a notícia de que o programa Arrecadação Voluntária, impulsado por ela, recebeu os 7,5 milhões de reais doados pela Marfrig para a compra de testes para covid-19.

 

 

Os recursos foram desviados, sem edital, a instituições evangélicas ligadas à ministra Damares Alves (foto) para a compra e distribuição de cestas básicas. Por outro lado, segundo o jornal, a empresa doadora teria aceitado que se empregasse o dinheiro a qualquer forma de combate à pandemia. Em dezembro de 2020, em plena pandemia, ela organizou uma festa de Natal no Palácio da Alvorada, que reuniu cerca de 50 crianças e autoridades. A maioria dos presentes, entre eles o presidente e a primeira-dama, estava sem máscara e sem respeitar o distanciamento social.

 

E, em 2022, no ano em que sai à luz o documentário sobre a morte de Daniella Perez, Michelle Bolsonaro é clicada ao lado da atual esposa do assassino da atriz, Guilherme de Pádua. A primeira-dama e o presidente Jair Bolsonaro haviam ido a uma celebração na igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, da qual Guilherme é um dos pastores.

 

Giselle Bezerra está junto do marido, Ciro Gomes, desde as eleições de 2018 e apresenta as lives do candidato nas redes sociais. Durante entrevista no "Jornal Nacional", na quarta-feira (24), as buscas pela mulher de Ciro bombaram na internet: "com quem o ex-governador do Ceará é casado", "esposa do Ciro Gomes", "Ciro Gomes é casado", "quem é a esposa de Ciro Gomes" foram as 5 mais pesquisadas.

 

 

Nascida no Ceará, Giselle tem 43 anos, é produtora cultural e formada em rádio e TV. Além de ser apresentadora na live "Ciro Games", ela já fez parte do programa "Planeta Xuxa" (1990), da atração "Rainha dos baixinhos" (2001-2002), onde atuava como dançarina e fez parte da equipe da série "Maysa - Quando fala o coração" (2009).

 

Fotos: Reprodução

 

Giselle e Ciro eram namorados na época das eleições 2018. Hoje, como mulher do presidenciável, ela tem aparecido na campanha com o objetivo de acabar com a imagem de "destemperado” do marido. Os dois não têm filhos.
 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Em seu Instagram, ela acumula um pouco mais de 35 mil seguidores, no qual compartilha muitas fotos ao lado do pedetista e faz campanha para o mesmo. Entre as postagens, Giselle Bezerra exibe algumas fotos dos seus looks, aparece com amigos famosos como Caetano Veloso e Paula Lavigne, a atriz Larissa Maciel, a ex-paquita Andrezza Cruz, e também em viagens pelo país.

 

Fonte: Portal Mulher Amazânica

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.