29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
15/01/2021

Santos chega à final da Libertadores após vencer série de problemas dentro e fora de campo; entre eles, punição da Fifa e salários atrasados

Foto: Santos FC / divulgação

Jogadores do Santos comemoram a vitória sobre o Boca

 Para chegar à final da Libertadores, o Santos teve de enfrentar três adversários na fase de grupos, um nas oitavas, outro nas quartas e outro na semifinal, mas fora de campo as "pedras" foram muitas.

 

Desde o início de 2020, o Santos teve dois técnicos (Jesualdo Ferreira e Cuca), três presidentes (José Carlos Peres, Orlando Rollo e Andres Rueda), foi punido pela Fifa e não pode registrar jogadores, perdeu o capitão Sánchez, descumpriu um acordo salarial com o elenco e ainda teve de superar outras turbulências pelo caminho.


Mesmo diante de todos esses problemas, o Santos chegou à final da Libertadores. No próximo dia 30 (sábado), vai disputar o título com o Palmeiras, no Maracanã, depois de ter feito 3 a 0 no Boca Juniors na volta da semifinal. Independentemente do resultado, o Peixe já é vencedor fora de campo.

 

Veja também


À la Rogério Ceni, Courtois faz golaços em cobranças de falta em treino do Real Madrid


USADA anuncia que não vai mais punir resultados positivos para uso de maconha no UFC

 

Relembre todos os problemas extracampo enfrentados pelo Santos:

 

Mudança de treinadores


O Santos iniciou a temporada sob comando de Jesualdo Ferreira. Estreou na Libertadores, inclusive, com o treinador no comando, com vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Defensa y Justicia, em Buenos Aires. A pausa por causa da pandemia do novo coronavírus e os maus resultados na retomada do futebol, porém, atrapalharam o trabalho do técnico português.

 

Em agosto, a diretoria resolveu demití-lo e contratar Cuca. A mudança deu resultado. Experiente e com conhecimento de crises, o treinador arrumou a casa, virou quase "presidente" do Santos e colocou o time nos trilhos.

 

Jesualdo Ferreira, técnico do Santos no início da Libertadores — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Foto: Ivan Storti / Santos FC

 

Punição da Fifa


Mau pagador, o Santos entrou na mira da Fifa no início de 2020. Por causa de dívidas com Hamburgo, da Alemanha, Huachipato, do Chile, e Atlético Nacional, da Colômbia, por contratações, o Peixe foi impedido de registrar novos jogadores.

 

No único período em que conseguiu pagar o Hamburgo e ainda não havia sido punido pelas outras dívidas, o Santos registrou o zagueiro Laércio. Foi a única contratação do Peixe no decorrer da temporada.

 

Sánchez fora


Não bastassem todos os problemas extracampo e a impossibilidade de registrar jogadores, o Santos perdeu um de seus líderes em outubro. O meia Carlos Sánchez rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não entrou mais em campo na temporada.

 

No departamento médico, assistiu de perto à histórica classificação do Santos para a final da Libertadores e recebeu os jogadores no CT Rei Pelé depois da vitória por 3 a 0 sobre o Boca Juniors.

 

Fora de combate, Sánchez tem sido atuante nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução / Instagram

 

Acordo salarial


Durante a pandemia do novo coronavírus e a pausa do futebol, o Santos havia entrado em um acordo com o elenco para reduzir em 30% os salários dos jogadores por três meses. Semanas depois, porém, o Peixe pagou apenas 30% (ou seja, com 70% de desconto) os vencimentos dos atletas.

 

A insatisfação tomou conta dos jogadores, que não haviam aceitado o drástico acordo proposto pela direção. A situação teve de ser contornada para que atletas não fossem à Justiça para deixar o Santos, mas Eduardo Sasha e Everson preferiram a briga e acabaram no Atlético-MG.

 

Turbulências extracampo


Os problemas do Santos em 2020 não se resumiram ao "campo-bola". O clube teve três presidentes: José Carlos Peres, que sofreu impeachment, Orlando Rollo, que substituiu o anterior, e Andres Rueda, que venceu as eleições e assumiu só em 2021.

 

Em meio ao caos político, o Santos contratou o atacante Robinho, condenado em primeira instância pelo crime de violência sexual de grupo contra uma mulher albanesa, em 2013. O clube passou a ser pressionado por patrocinadores para rescindir com o jogador.

 

Robinho chegou a assistir a um jogo do Santos na Vila — Foto: Ivan Storti / Santos FC

Foto: Ivan Storti / Santos FC

 

Depois de o ge revelar conversas de Robinho com amigos sobre o tema, o Santos anunciou a suspensão do contrato do jogador, que acabou condenado em segunda instância no fim de 2020.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Alheio a todos os problemas, porém, o Santos dentro de campo mostrou ser capaz de superar desafios e chegou à final da Libertadores.

 

Fonte: Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.