19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
13/08/2021

Série D já tem 3 times garantidos no mata-mata, e outros 6 podem se classificar neste fim de semana

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Castanhal-PA, ABC e Ferroviária já conseguiram vagas na próxima fase da competição nacional. Faltando quatro rodadas para o fim da primeira fase, outras seis equipes podem carimbar a vaga

A Série D do Campeonato Brasileiro está se encaminhando para o fim da sua primeira fase, chegando a um momento decisivo. Neste fim de semana, por exemplo, mais seis equipes podem garantir, com três rodadas de antecedência, a classificação para o mata-mata.

 

Até o momento, Castanhal-PA (Grupo 1), ABC (Grupo 3) e Ferroviária (Grupo 6) já garantiram matematicamente a classificação para a próxima fase da competição.

 

A 11ª rodada (de 14, ao todo) começa nesta sexta-feira, com o duelo entre América-RN e Caucaia, pelo Grupo 3. Outros 22 jogos no sábado e nove no domingo completam a rodada, que pode se encerrar com São Raimundo-RR, Guarany de Sobral, Juazeirense, Aparecidense, Cascavel e Joinville já classificados, de forma antecipada, ao mata-mata.

 

Veja também

 

Vanilson assina contrato com Arar FC e vai disputar a terceira divisão da Liga Saudita

 

Sem poder receber jogos à noite, Arena da Amazônia terá refletores trocados, garante governador

 

Por outro lado, outras 11 equipes — Atlético-AC, Tocantinópolis, ASA, Murici, Gama, Porto Velho, Jaraguá-GO, Águia Negra-MS, Rio Branco-ES, Patrocinense e Rio Branco-PR — correm o risco de eliminação, de forma precoce, nesta 11ª rodada.

 

Times que podem se classificar no fim de semana, com 3 rodadas de antecedência

 


SÃO RAIMUNDO-RR NO GRUPO 1


O Grupo 1 já tem o líder Castanhal-PA classificado: com 26 pontos, o time paraense não corre mais riscos de ficar fora do G-4. E quem pode ser o segundo dessa chave a carimbar a vaga é o São Raimundo-RR (segundo colocado, com 22 pontos). Se vencer ou empatar com o Ypiranga-AP, jogando em casa, garante a classificação.

 

É que, na pior das hipóteses (empate), o time de Roraima manteria os 11 pontos que tem à frente do próprio Ypiranga-AP (quinto, com 11), que só poderia chegar a 21. E também não seria mais alcançado pelo Fast (sexto, com 10), que só pode chegar a 22.

 

São Raimundo-RR está a um empate de garantir vaga na 2ª fase da Série D 2021 — Foto: Helio Garcias / BV Esportes

São Raimundo-RR está a um empate de garantir vaga na 2ª fase da

Série D 2021 Foto: Helio Garcias / BV Esportes

 

GUARANY DE SOBRAL NO GRUPO 2


Aqui a situação é mais complexa. A única equipe do Grupo 2 que pode conseguir a classificação já neste fim de semana é o líder da chave, o Guarany de Sobral, que tem 19 pontos.

 

Para se classificar, o time cearense tem que vencer o Tocantinópolis, jogando no Estádio do Junco, e torcer para que o Juventude-MA (quinto colocado, com 13 pontos) seja derrotado pelo Imperatriz, e que Palmas (sexto, com 11) e Paragominas (sétimo, com 11) não vençam seus compromissos, ambos fora de casa, contra 4 de Julho e Moto Club, respectivamente.

 

Guarany de Sobral é mais um chances de classificação já nesta rodada — Foto: Amaral Torquato / Guarany de Sobral

Guarany de Sobral é mais um chances de classificação já nesta rodada

Foto: Amaral Torquato / Guarany de Sobral

 

JUAZEIRENSE NO GRUPO 4


Líder do Grupo 4, com 22 pontos, o Juazeirense vive uma situação bem tranquila. Se vencer o Atlético-BA (quinto colocado, com 13 pontos), fora de casa, garante a classificação. É que, se isso acontecer, o time baiano permanece na primeira colocação, com 12 pontos a mais que o quinto colocado, que até poderia ainda igualar os mesmo 25 pontos, mas não igualaria o número de vitórias, que é o segundo critério de desempate.

 

APARECIDENSE NO GRUPO 5


A Aparecidense lidera o Grupo 5, com 21 pontos, e precisa de uma combinação de resultados para se classificar já neste fim de semana: tem que vencer o Jaraguá-GO fora de casa e contar com tropeços de Goianésia (quarto colocado, com 16 pontos) e União Rondonópolis (sexto, com 15) contra Porto Velho e Brasiliense respectivamente.

 

CASCAVEL E JOINVILLE NO GRUPO 8


Dois clubes podem confirmar o passaporte para o mata-mata da Série D no Grupo 8. A situação mais confortável é a do Cascavel (líder, com 22 pontos).

 

Para o Aurinegro paranaense, basta vencer seu compromisso diante do Aimoré, em casa, para confirmar a classificação, já que chegaria a 25 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Marcílio Dias (quinto, com 11). Se empatar, Cascavel tem que torcer por tropeço do Marcílio Dias, que joga contra o Joinville.

 

O outro clube que pode se classificar é o próprio Joinville (segundo colocado, com 20 pontos). O JEC recebe a visita do Marcílio Dias e, se vencer, se classifica por conseguir abrir 12 pontos (23 contra 11) para o quinto colocado, o próprio Marcílio Dias, restando apenas nove em disputa.

 

Cascavel lidera o Grupo 8 e pode carimbar a vaga neste fim de semana — Foto: Felipe Fachini / FC Cascavel

Cascavel lidera o Grupo 8 e pode carimbar a vaga neste fim de semana

Foto: Felipe Fachini / FC Cascavel

 

Times tradicionais podem ser eliminados


Do outro lado da moeda, alguns clubes bem tradicionais podem ser eliminados, matematicamente, neste fim de semana. São eles: Atlético-AC (Grupo 1) ASA (Grupo 4) e Gama (Grupo 5). Os acrianos e os alagoanos estão em situação mais difícil. Eles jogam foram de casa (contra Fast e Itabaiana, respectivamente) e, mesmo vencendo, podem terminar a 11ª rodada sem chances de classificação para o mata-mata.

 

Outros times que também podem dar adeus ao campeonato de forma precoce, ainda nesta rodada, são Tocantinópolis (Grupo 2), Murici (Grupo 4), Porto Velho (Grupo 5), Jaraguá-GO (Grupo 5), Águia Negra-MS (Grupo 6), Rio Branco-ES (Grupo 6), Patrocinense (Grupo 6) e Rio Branco-PR (Grupo 8).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

O fato é que o fim de semana reserva emoções para torcedores de vários times que disputam a Série D de 2021. Para alguns, o sonho do acesso à Serie C de 2022 seguirá vivo. Já para outros, as últimas rodadas da 4ª divisão nacional terão um ar mais melancólico.

 

Fonte: Ge

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.