20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/08/2022

Saúde de atleta: aprenda a conciliar exercícios à alimentação

Foto: Reprodução

Nossa saúde é formada pela soma de bons hábitos, e a prática da atividade física combinada a uma alimentação adequada contribui para a manutenção de uma vida saudável e uma saúde de atleta.

 

Contudo, são poucas as pessoas que conseguem conciliar uma dieta equilibrada a uma rotina de treinos. Então, como balancear esses dois pilares?

 

Para responder essa pergunta, a nutricionista Liz Galvão separou três dicas importantes para associar exercícios físicos à boa alimentação de forma segura e, assim, conquistar uma saúde de atleta.

 

Veja também

 

Cochilar durante o dia pode ter ligação com pressão alta e risco de derrame, diz estudo

 

Comer 3 porções de frutas por dia melhora saúde mental, sugere estudo

 

1. Inclua mais e restrinja menos

O hábito é algo que é construído com o tempo. Ninguém consegue mudar da noite para o dia. Então, em vez de “sair cortando tudo” da alimentação, como refrigerante, doces, frituras, embutidos e afins, comece incluindo mais alimentos nutritivos no seu dia, tais como frutas, vegetais, sementes, grãos e castanhas. Uma alimentação restrita não é sustentável a longo prazo!

 

2. Diminua os maus hábitos e atinja uma saúde de atleta

Ao invés de parar de vez, procure reduzir a frequência ou a quantidade de um vício seu que não é saudável. Se você costuma beber quatro vezes na semana, comece reduzindo para duas vezes; se você coloca duas colheres de açúcar no café, coloque apenas uma; se você bebe dois litros de refrigerante por final de semana, reduza para um. Conforme fizer isso, a qualidade de vida melhora gradativamente.

 

3. Quer uma saúde de atleta? Movimente-se!

Encontre uma atividade física que tenha prazer em praticar. Se você não gosta de musculação, procure por uma atividade que tenha mais a ver com o seu perfil, seja yoga, pilates, natação, caminhada e até danças como zumba e fitdance. O importante é se exercitar!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

CUIDADO COM OS EXCESSOS

 

A prática exagerada de exercício físico induz a produção de radicais livres e inflamação, potencializando o envelhecimento. Por isso, escute sempre o seu corpo. Encaixar uma rotina, ter regularidade, estimular horários pré-determinados para executar as atividades, ter uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono são medidas essenciais para edificar sua saúde. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.