29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/05/2020

Se as pizzas são redondas, por que elas vêm em caixas quadradas?

Foto: Reprodução

Se as pizzas são redondas, por que elas vêm em caixas quadradas?

Apizza é indiscutivelmente um dos alimentos mais populares do mundo. Se você abordar qualquer estranho na rua e perguntar qual é a sua comida favorita, há uma boa chance da pizza ser mencionada em algum momento.

 

Eu suponho que todos nós já estamos familiarizados com essa obra-prima da culinária. Você já deve saber tudo sobre os diferentes sabores, a variedade de recheios disponíveis, os diferentes tipos de massas e bordas, entre outros detalhes. Mas, você já se perguntou por que a pizza, que é redonda, costuma ser vendida em uma caixa quadrada?

 

Essa pergunta intrigante surgiu muitas vezes em minha mente, então decidi que era hora de resolver esse quebra-cabeça de uma vez por todas e resolvi compartilhar a resposta com vocês ao longo desse post.

 

Veja também

 

Você conhece o anjo do mar? Criatura surreal viraliza na internet. VEJA VÍDEO

 

Veja 6 relatos impressionantes sobre experiências de quase morte

Caixa de pizza quadrada: uma questão de facilidade e simplicidade

 

Caixa de pizza

 

Para entendermos a razão por trás dessa ironia, vamos começar pela fase de fabricação da caixa de pizza. Na prática, as caixas quadradas são simplesmente mais fáceis e baratas de fazer. Por quê? Bem, simplesmente porque uma caixa de pizza quadrada pode ser formada a partir de uma única folha de papelão. Além disso, é útil que as caixas de pizza sejam feitas a partir de folhas planas de papelão, para que possam ser armazenadas facilmente.

 

Lembre-se, milhares de pessoas pedem pizzas a cada minuto! Então, sempre que necessário, essas folhas podem ser transformadas em caixas na própria pizzaria. A natureza quadrada das caixas de pizza também as torna mais fáceis de armazenar, pois são mais estáveis que as caixas redondas. Como você pode ver, o argumento de que as caixas quadradas são mais fáceis de produzir e armazenar é bastante óbvio, mas agora vamos dar uma olhada exatamente no que é necessário para fazer uma caixa redonda.

 

Pois bem, em primeiro lugar, seria muito complicado e exigiria muito trabalho não apenas para fabricar, mas também para construir uma caixa redonda ideal. Além disso, seria caro enviar ou transportar essas caixas redondas previamente construídas. Além disso, os proprietários de pizzarias teriam que armazenar essas caixas redondas totalmente montadas, o que acabaria ocupando muito do espaço útil do estabelecimento.

 

Por fim, verifica-se que uma caixa perfeitamente redonda precisaria ser montada a partir de pelo menos quatro seções separadas e poderia até precisar ser pressionada por máquinas especiais. Além disso, uma caixa redonda também precisaria ser construída em duas partes separadas: o recipiente e a tampa. Ou seja, no fim das contas, seria muito trabalho envolvido apenas para entregar uma pizza a um consumidor faminto que jogaria a caixa na lixeira momentos depois.

 

Os aspectos técnicos da caixa de pizza tradicional

 

Caixa de pizza aberta


Pense nos aspectos técnicos de uma caixa redonda. Você não acha que uma ou duas dobradiças acabariam sendo pequenas e fáceis de quebrar ou danificar? Pois bem, uma caixa quadrada, em comparação, tem um sistema de dobradiça relativamente grande e estável que é muito difícil de danificar.

 

Agora, pense no espaço dentro de uma caixa quadrada. Obviamente, como a caixa quadrada está acomodando uma pizza redonda, haverá espaço nos quatro cantos da caixa, de modo que esse espaço facilita o manuseio até mesmo na hora da pessoa pegar e levantar um pedaço de pizza. O espaço nos cantos também pode ser usado para guardar itens extras, como saquinhos de ketchup, maionese e azeite. Há também pessoas que usam esse espaço para descartar os caroços da azeitona, enfim… Vai do gosto de cada cliente!

 

Também temos que considerar a aparência estética de uma caixa quadrada. O design quadrado é algo que tem sido tradicionalmente usado para muitos propósitos e faz sentido que esse formato seja preferido a outras formas, como octógonos e hexágonos (embora existam varias pizzas vendidas nessas formas de caixa).

 

Pizza quadrada existe

 

Pizza quadrada

 

É importante destacar que pizzas quadradas ou retangulares também podem ser feitas, embora não sejam tão populares quanto sua irmã redonda. Nesse caso, o alimento é assado em uma bandeja para que fique com a forma quadrada. Ou seja, o pizzaiolo não estica a massa antes, mas simplesmente a empurra para dentro da bandeja para o assamento. Consequentemente, isso dá cerca de uma polegada de espessura de massa de pizza que pode ser assada em uma boa camada de óleo na bandeja, ficando muito crocante.

 

De certo modo, essa é uma boa pizza para ser servida a uma multidão, pois é fácil de fazer ao não exigir o estiramento da massa, sem falar que pode ser assada em uma simples bandeja. Além disso, ela pode ser facilmente cortada em quadrados na hora do rango.

 

Uma palavra final

 

Fotos: Reprodução

 

Ou seja, como você pode ver, as pizzas são comumente vendidas em caixas quadradas porque é mais simples, mais barato e mais fácil produzir uma caixa quadrada do que uma redonda (uma caixa quadrada pode ser formada a partir de uma única folha de papelão), sem falar que também é mais fácil armazenar, transportar e embalar caixas quadradas que permanecerão empilhadas até serem rapidamente montadas no momento oportuno.

 

Uma caixa redonda, por sua própria natureza, precisa ser montada a partir de pelo menos quatro seções ou ser pressionada com o uso de máquinas especiais. Ela também precisa contar com duas partes separadas, o recipiente e a tampa, Sem falar que armazenar caixas redondas desperdiça espaço devido ao volume não utilizado dentro de cada caixa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Agora que a questão que assombra os amantes de pizza há séculos foi resolvida, da próxima vez que você se perguntar por que sua deliciosa pizza redonda está sendo entregue em uma caixa quadrada, basta deslizar os dedos naquele espaço conveniente no canto da caixa e começar apreciando a sua fatia tão desejada. Buon appetito! 

 

Tri Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.