20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
05/04/2020

Secretaria de Educação produzirá tutoriais para auxiliar professores durante o ‘Aula em Casa’

Foto: Divulgação

Primeiro vídeo será lançado na próxima sexta-feira (10/04), durante a programação da TV Encontro das Águas

Considerando a necessidade de interação a distância entre alunos e professores da rede pública, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), idealizou mais uma alternativa para subsidiar o trabalho desenvolvido pelo projeto “Aula em Casa”. Intitulada “Diálogos Formativos”, a proposta é fornecer aos educadores tutoriais de ferramentas digitais que devem ser aplicadas aos estudantes da rede estadual que acompanham as aulas on-line.

 

O primeiro tutorial deverá ser lançado na sexta-feira (10/04) e poderá ser conferido ao longo da programação da TV Encontro das Águas.


Além dos vídeos, o projeto promoverá, também, rodas de conversas direcionadas aos professores, que tem como objetivo estimular a construção da autonomia por meio da troca de informações e da reflexão. A primeira edição do bate-papo foi ao ar na última quarta-feira (1º).


De acordo com a diretora do Cepan, Ana Lucena, o projeto busca restabelecer o contato do professor com o aluno, principalmente, no período em que vigorar o regime especial de aulas não presenciais.

 

Veja também

 

‘Aula em Casa’: segunda semana do projeto inicia atividades para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

 

Confira oito cursos gratuitos na área da educação para fazer durante a quarentena

“Os ‘Diálogos Formativos’ abarcam as diversas contribuições de especialistas, que devem dialogar e abordar temáticas voltadas à singularidade da formação de professores no contexto local, considerando, ainda, o momento mundial pelo qual estamos passando, em que o uso das tecnologias digitais na Educação vai requerer do professor uma postura mais alinhada aos processos de ensino e aprendizagem alinhados à Revolução Digital”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

Tutoriais – Na sexta-feira (10/04), os tutoriais serão exibidos ao longo da programação da TV Encontro das Águas. Serão dois tutoriais por dia, às segundas, terças e sextas-feiras. Os temas abordados serão: Netiqueta, Google Sala de Aula, WhatsApp, Google Forms, Facebook, Trello, Google Docs, MindMaster, Kahoot, Google Meet e Edmodo.


Vale ressaltar que, com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, integrando o projeto “Aula em Casa”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto agrega a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação, aos “Diálogos Formativos”. Com isso, a iniciativa atenderá professores das redes estadual e municipal.


Roda de conversa - Conforme Ana Lucena, a segunda edição da roda de conversa do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (08/04), das 12h às 12h40, e deverá ser exibida na TV Encontro das Águas. “Teremos como tema ‘Combate às fakenews’. Nela, vamos discutir como os professores podem atuar para desenvolver o senso crítico dos estudantes sobre o que leem e o que ouvem”, explicou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Meios de transmissão – Fora as transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os alunos e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos dos tutoriais e rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e YouTube. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.