28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
03/09/2019

Seduc-AM abre inscrições para a quarta edição do “Circuito de Experimentos de Baixo Custo”

Foto: Cleudilon Passarinho

Evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino; inscrições seguem até dia 13 de setembro

 A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) abriu as inscrições para o “Circuito de Experimentos de Baixo Custo” (Cebac), que chega a sua quarta edição com o desafio de superar o número do ano passado: 400 trabalhos de estudantes da rede pública do Amazonas.

 

O evento tem como objetivo incentivar a paixão pelas Ciências nos alunos da rede estadual de ensino e o letramento científico nas escolas.

 

Para participar, os estudantes precisam somente de um professor orientador, que deverá conduzir, acompanhar a realização de experimentos por parte dos discentes e efetuar a inscrição por meio do link http://abre.ai/ivcebac. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro.

 

Veja também

 

Videoconferências sobre prevenção ao suicídio em escolas iniciam nesta terça-feira (3/9)

 

Amazon comemora o Dia dos Pais e aniversariantes do mês com almoço especial

 

De acordo com o secretário executivo adjunto Pedagógico da Seduc-AM, Raimundo Barradas, o Cebac chega para desmistificar a Ciência. “Acabamos vendo a área como algo bastante distante da nossa realidade, e esse pensamento começa na Educação Básica. Com o Circuito, esperamos aproximar os jovens dessa prática [da Ciência], consolidando-a cada vez mais em ações educativas e pedagógicas nas escolas do Amazonas”, afirmou Barradas.

 

Ao todo, o Circuito possui sete categorias, que contemplam desde o Ensino Fundamental até o Médio. Segundo Rafael Ferreira, idealizador e coordenador geral da atividade, o Cebac é importante, também, para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes – além de despertar o interesse pelas Ciências da Natureza nos estudantes.

 

“Ver o encanto das crianças e adolescentes ao realizarem ou assistirem a um experimento nos motiva a continuar com o Cebac a cada ano”, completou Rafael.

 

Etapas – O Circuito é dividido em três etapas: a primeira foi o lançamento, que aconteceu em agosto, e consistiu na realização dos experimentos nas próprias escolas. De 1º a 31 de outubro, a segunda fase selecionará as melhores invenções no nível distrital/regional. Por fim, de 22 a 29 de novembro, serão escolhidos os grandes campeões da quarta edição do Cebac. Os vencedores serão agraciados com troféus, medalhas e certificados de participação.

 

De acordo com Nilton Carlos, diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, o Cebac vai de encontro a um dos principais ideais da secretaria: que os alunos da rede estadual são, sim, pesquisadores.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

“Com o Circuito, percebemos que é possível fazer ciência com muito pouco, garantindo a sustentabilidade e incentivando o envolvimento dos estudantes. Isso tem uma importância muito grande para nós”, ressaltou Nilton.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.