19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/10/2021

Senadores da CPI da Covid chegam à PGR para entregar relatório final

Foto: Reprodução

Documento atribui 9 crimes a Bolsonaro e pede 80 indiciamentos; ida à PGR é o primeiro ato da comissão após conclusão dos trabalhos. Cabe ao órgão avaliar medidas sobre pessoas com foro.

Senadores que integram a CPI da Covid chegaram por volta das 10h50 desta terça-feira (26) à sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) em Brasília para entregar o relatório final aprovado pela comissão nesta terça (26). O objetivo é que o documento seja repassado, em mãos, ao procurador-geral, Augusto Aras.

 

A ida à PGR representa o primeiro ato da comissão após a conclusão dos trabalhos, que duraram seis meses. Caberá ao órgão avaliar eventuais medidas relacionadas a autoridades com foro privilegiado.

 

Na noite desta terça, os senadores aprovaram, por 7 votos a 4, o parecer que pede 80 indiciamentos. O relatório, de 1.288 páginas, atribui ao presidente Jair Bolsonaro nove crimes durante a pandemia.

 

Veja também 

 

Senadores pressionam Aras a dar sequência às investigações da CPI da Covid

 

TSE: relator vota contra cassar Bolsonaro e Mourão. Sessão é adiada

O relatório também inclui pedidos de indiciamento de:

 

ministros;


ex-ministros;


filhos do presidente da República;


deputados federais;


médicos;


empresários;


governador do Amazonas;


duas empresas que firmaram contrato com o Ministério da Saúde (Precisa Medicamentos e VTCLog).


Ao todo, são 13 pessoas com foro privilegiado incluídas no relatório final da CPI. A Procuradoria terá de decidir se arquiva os pedidos de indiciamento, se instaura um inquérito ou se apresenta denúncia.

 


CPI cobra 'justiça'


Nesta terça, antes da votação do relatório final, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), cobrou providência da PGR e que se faça "justiça".

 

"Não queríamos e não queremos vingança, queremos justiça. E, se alguém acha que algum procurador vai matar no peito esse relatório e dizer que isso aqui são narrativas, vai ter que dizer como foram essas narrativas. Sabe por quê? Porque esse inquérito é público, não é fictício, feito às escondidas", disse Aziz nesta terça.


"Não há como qualquer membro do Judiciário dizer que não existiu. Pode até questionar alguma coisa, mas vai ter que escrever, vai ter que negar, vai ter que botar lá a sua assinatura e dizer que não houve nada. E o bom brasileiro, aquele que jurou a Constituição, aquele que passou num concurso público, não tem o direito de engavetar. Ele tem a obrigação de continuar a investigação", acrescentou o presidente da comissão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Aziz já havia dito que o Ministério Público terá de ser "mágico" para não pedir a punição de ninguém.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.